1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOrdem nos boletins de voto de Setúbal, Palmela e Sesimbra já conhecida

Ordem nos boletins de voto de Setúbal, Palmela e Sesimbra já conhecida

CDU é a primeira força política a constar do boletim de voto no concelho de Setúbal. O PS é o último

 

- PUB -

O prazo de apresentação das listas dos partidos e movimentos de cidadãos às autárquicas 2021 no Tribunal de Setúbal, assim como nos restantes do País, terminou na segunda-feira e já se conhece a ordem nos boletins de voto que os eleitores vão colocar em urna a 26 de Setembro, a qual varia de concelho para concelho.

A 3 de Agosto foi efectuado o sorteio das listas e dos símbolos pelo juiz que preside ao mesmo, com o efeito de atribuir uma ordem nos boletins de voto.

Os mandatários, ou candidatos, aos órgãos autárquicos de Setúbal, Palmela e Sesimbra entregaram as listas no mesmo tribunal, Setúbal, e estão agora a aguardar que o juiz faça a verificação da composição das listas, o que será dado a saber já esta segunda-feira, 9 de Agosto.

- PUB -

“Nos cinco dias subsequentes [à entrega das listas] o juiz verifica a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos que o integram e a elegibilidade dos candidatos”, estabelece a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Durante o mesmo prazo “podem as entidades proponentes, os candidatos e os mandatários impugna a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer candidato”.

Se algum percalço surgir, colocado pelo juiz ou lista adversária, a lista de candidatos com irregularidades tem até 12 de Agosto para suprimir essas incorrecções ou substituir candidatos.

- PUB -

“Podem os mandatários suprir irregularidades processuais ou substituir candidatos julgados inelegíveis ou sustentar que não existem quaisquer irregularidades a suprir ou candidatos a substituir, sem prejuízo de apresentarem candidatos substitutos para o caso de a decisão do tribunal lhes vir a ser desfavorável”, indica a CNE.

Se alterações maiores não existirem, como exclusão de alguma lista, no concelho de Setúbal o boletim de voto à Câmara Municipal vai apresentar dez listas: em primeiro vem a CDU (PCP-PEV), seguida do CDS-PP; Chega; movimento Amar Setúbal (NC/ PPM); Bloco de Esquerda; Coligação Todos Somos Setúbal (RIR/PDR); Iniciativa Liberal; Pessoas-Animais- -Natureza; PSD; PS. A mesma ordem mantém-se à Assembleia Municipal.

No concelho de Palmela, os eleitores vão ter um boletim de voto também com dez listas concorrentes à Câmara e Assembleia Municipal ordenado por: Movimento de Cidadãos Pelo Concelho de Palmela; PS; PSD; BE; Mudar Por Mim, Mudar Por Todos (CDS-PP.MPT); CDU; RIR; Chega; PPM; Nós, Cidadãos! (NC).

No município de Sesimbra, onde concorrem sete listas à Câmara e Assembleia Municipal, a ordem do boletim de voto apresenta BE; Movimento Sesimbra Unida; Chega; PS; Sesimbra Primeiro (CDS-PP.A.PDR); CDU; PSD.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -