28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroEnfermeiros em protesto no Barreiro ameaçam endurecer formas de luta

Enfermeiros em protesto no Barreiro ameaçam endurecer formas de luta

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) ameaçou hoje endurecer a luta se o Governo não retomar o diálogo pela integração de enfermeiros precários no Serviço Nacional de Saúde (SNS), durante uma ação de protesto no Barreiro.

- PUB -

“Devido à intervenção do Governo e dos partidos da direita, a integração dos enfermeiros em situação de precariedade, ficou muito aquém daquilo que era necessário”, acusou Zoraima Prado, do SEP, durante o protesto com cerca de duas dezenas de enfermeiros, junto ao Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal.

“Só aqui no CHBM, com a informação que temos, de novembro de 2020, há 44 enfermeiros em situação precária e precisamos que todos eles fiquem nos serviços”, acrescentou.

Além das situações de precariedade, os enfermeiros do CHBM lutam também por melhores condições de trabalho. Alegam que estão há vários meses a trabalhar sem férias e sem feriados, com excesso de horas de trabalho e mobilidade entre serviços.

- PUB -

Segundo Zoraima Prado, apesar das ações de sensibilização que os enfermeiros têm vindo a desenvolver nos últimos meses com o objetivo de melhorarem as suas condições de trabalho, neste momento continua a não haver qualquer perspetiva de integração para muitos deles.

“A perspetiva que temos é que muitos enfermeiros possam sair, o que seria catastrófico para o SNS”, sublinhou, advertindo que o SEP vai “elevar o tom das formas de luta” nos próximos meses.

“Estamos a caminhar no sentido de retomar as tradicionais formas de luta, caso este Governo não atenda as nossas reivindicações e não respeite a determinação da Assembleia da República, para voltar a negociar, com o SEP, alterações para resolver os problemas que temos colocado”, disse.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -