30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaÁlvaro Amaro pede prioridade para pessoas com deficiência e lamenta mais de...

Álvaro Amaro pede prioridade para pessoas com deficiência e lamenta mais de metade dos lares por vacinar

O autarca alerta a Saúde sobre aqueles que “têm menos condições de autoprotecção”. Vacinação nos lares longe de estar concluída

 

- PUB -

Depois de ter chamado a atenção para a conveniência de vacinar contra a covid-19 os profissionais do apoio domiciliário, Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, alerta agora as autoridades de saúde para a necessidade de se priorizar as estruturas residenciais para pessoas com deficiência. E lembra, ao mesmo tempo, que a vacinação nos lares do concelho ainda vai a menos de meio.

“As pessoas com deficiência têm menos condições para as medidas de autoprotecção e são um grupo que deve ser priorizado”, afirma o autarca. “Mandei fazer um levantamento [das pessoas] e fiz chegar a informação ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida para que se lembrem destas pessoas”, revela. E sublinha que, nesse âmbito, no concelho de Palmela, existe uma estrutura residencial que deve ser tida em conta: “A Fundação COI, que tem muita gente, muitos utentes e profissionais.”

Isto depois de, na sexta-feira passada e no sábado, ter sido retomado o processo de vacinação nos lares, com a administração da segunda dose a utentes e profissionais. Mas falta passar por muitas estruturas residenciais para idosos, que nem sequer foram ainda abrangidas com a primeira toma da vacina.

- PUB -

“Dada a quantidade de lares, particulares e em processo de legalização, diria que ainda falta realizar a vacinação em 50 por cento ou mais destas estruturas. Temos mais de 80 lares no concelho”, resume o presidente da Câmara. “Falta a primeira dose a muita gente”, reitera, para lembrar de seguida que o surgimento de casos positivos em algumas das estruturas que até estavam inscritas em lista também contribuiu para isso. E dá dois exemplos: “O lar Algeruz Villas. E o da própria Misericórdia de Palmela, que era o primeiro da lista e que, depois de meses sem casos, registou uma ou duas pessoas positivas, o que impediu o processo.”

Idosos e doentes ainda sem data

Sem data à vista até ontem, estava também a vacinação para pessoas do concelho com 80 ou mais anos e também para aqueles que apresentam patologias de risco com idade igual ou superior a 50 anos.

- PUB -

A falta de vacinas explica a situação, já que das 1 500 vacinas que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo recebeu na semana passada para o efeito coube cem a cada um dos seus 15 ACES, onde se inclui o da Arrábida.

“Temos dado todo o apoio logístico, investido na criação de todas as condições e na facilitação do processo para que a vacinação chegue à nossa população o mais rápido possível. Mas com as vacinas a virem a conta-gotas aumenta mais a ansiedade já existente”, comenta Álvaro Amaro.

O processo para estes grupos de pessoas, em relação ao ACES Arrábida, arrancou na sexta-feira em Setúbal e no Barreiro. E o município de Palmela, tal como outros na Península de Setúbal, já têm todas as condições logísticas preparadas para vacinar.
Desde o passado dia 8, que o centro de vacinação instalado no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, “está pronto” para que seja iniciado o processo, lembra o autarca, a concluir.

Vacinação a bombeiros está mais adiantada

Mais adiantada, no concelho, encontra-se a vacinação de elementos das três corporações de bombeiros. Mais de 50 operacionais das unidades de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo foram inoculados nos últimos dias na Unidade de Saúde Familiar Pinhal Saúde.

“Na sexta-feira e no sábado, metade dos nomes indicados nas listagens apresentadas pelas corporações de bombeiros recebeu a primeira dose. Os restantes 50 por cento dessas listas serão vacinados ainda esta semana. Até final da próxima sexta-feira, se tudo correr bem, os bombeiros indicados em lista pelas corporações já terão concluída a primeira toma”, avançou Álvaro Amaro.

E para amanhã, 17, está agendada a administração da segunda dose ao conjunto de 45 bombeiros do concelho que receberam a primeira toma nos dias 23 e 24 de Janeiro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -