7 Maio 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAutarcas e população lutam contra fecho de único banco na Caparica e...

Autarcas e população lutam contra fecho de único banco na Caparica e Trafaria

Decisão da Caixa Geral de Depósitos motivou acção de protesto promovida pela junta à porta da dependência

 

- PUB -

É a única agência bancária existente nas freguesias de Caparica e Trafaria, concelho de Almada, e está sob o espectro do encerramento. O “anunciado” fecho da dependência da Caixa Geral de Depósitos (CGD), localizada na Rua Alfredo da Cunha, no Monte de Caparica, motivou, pela manhã de sexta-feira, 18, uma acção de protesto promovida pela Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria. E a correr está uma petição a apelar à reversão da decisão da administração da instituição pública bancária, que já ultrapassou as 400 assinaturas.

Quem participou na concentração, realizada junto às instalações da agência pôde rubricar o abaixo-assinado, que pode ainda ser subscrito nas secretarias da Junta e outros pontos ou na Internet através de https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT104413.

“A grande afluência de público, uma constante neste balcão, mostra que o serviço é necessário e, muito provavelmente, satisfaz até os critérios economicistas de quem não dá valor ao papel social da CGD para quem vive e trabalha numa área que vai muito além da Caparica”, defendeu a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, num comunicado a apelar à população para que participasse no protesto de sexta-feira.

- PUB -

O fecho da agência “representará um grande prejuízo para a população da Caparica, sobretudo os mais idosos, mas também para os demais clientes, incluindo empresas e instituições”, salientou a autarquia no documento.

A decisão da CGD foi confirmada, adianta a junta, por “um responsável do banco público”, que adiantou que “a administração não tenciona recuar” na pretensão.

Na última semana, a presidente da Junta, Teresa Coelho, e o secretário, António Joaquim Oliveira, alertaram o responsável pela Direcção Comercial Sul, António Bernardes, em reunião realizada na sede da CGD, para o impacte do fecho da agência – “não restará qualquer representação física do banco público ou de outra instituição bancária nas freguesias de Caparica e Trafaria”. E deram conta do protesto da população.

- PUB -

A junta reforça que a decisão de encerrar agora a agência do Monte de Caparica virá “agravar ainda mais a situação criada com o fecho, de má fé, do serviço automático na Trafaria”. E explica: “Em Abril de 2016, perante o protesto popular, a CGD declarou por escrito que havia intenção de manter ali o serviço automático. Não foi preciso muito tempo para este compromisso ser rasgado, numa operação inqualificável que teve seguimento no quase abandono a que está votada a caixa multibanco.”

De resto, em assembleia de freguesia, na passada terça-feira, foi aprovada por unanimidade uma posição pela manutenção da agência.

Socialistas questionam ministro das Finanças

A situação também mereceu a atenção dos deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal à Assemvleia da República. Os socialistas questionaram o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na quinta-feira, 17, sobre a decisão da CGD, numa tentativa de “obter informações sobre quais os critérios e os indicadores que possam fundamentar” o fecho da agência no Monte de Caparica, revelaram.

“A confirmar-se, esta é uma má notícia para as populações” locais, que “ainda ficarão sem a única agência da CGDno seu território”, considerou o deputado almadense Ivan Gonçalves. “Sabemos que entre os mais idosos continua a existir uma preferência substancial pelo recurso ao atendimento presencial”, sublinhou o socialista, sem deixar de frisar que “a rede de multibancos que abrange o território se tem mostrado insuficiente para fazer face às necessidades das populações”. A União das Freguesias de Caparica e Trafaria “tem uma população estimada superior a 25 mil habitantes, sendo que a referida agência serve também parte da população da União das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, que se estima em cerca de 45 mil habitantes”, remataram os socialistas.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Recordando a minha Infância na Escola Primária “Conde de Ferreira”

Foi com 7 anos que comecei e aos 10 anos terminei o meu percurso escolar na célebre e inédita Escola Primária "Conde de Ferreira",...
- PUB -