27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasInfra-estrutura portuária "é crucial para a região e a indústria" e pode...

Infra-estrutura portuária “é crucial para a região e a indústria” e pode ser “estruturante para o hinterland ibérico”

Concretizar uma melhor interligação da infra-estrutura portuária à rede ferroviária é fundamental, diz Nuno Maia director-geral da AISET

 

- PUB -

“O Porto de Setúbal é absolutamente crucial para a região e para a sua indústria”. A frase é de Nuno Maia, director-geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), que considera que a infra-estrutura portuária pode ser até decisiva para o hinterland ibérico se beneficiar de investimento na ligação ferroviária.

“O porto é estruturante para a Península [de Setúbal] e até para o hinterland ibérico, se a ligação ferroviária for incrementada e melhor integrada na rede nacional”, diz Nuno Maia, ao mesmo tempo que lembra que “é fundamental que o porto se mantenha competitivo, eficaz, vocacionado para servir os seus clientes de forma célere e eficiente”.

Actualmente, a infra-estrutura portuária já “proporciona condições únicas de competitividade às empresas”, no que toca à “exportação de produtos” e à “importação de matérias primas, combustíveis ou equipamentos”. É, assim, “determinante na cadeia de valor das empresas industriais da península”, sublinha o director-geral da AISET, adiantando que a infra-estrutura “tem boas condições técnicas, dentro das suas características de porto estuarino, agora melhoradas com as dragagens em curso”.

- PUB -

Fundamental para aumentar o desenvolvimento do porto e do sector económico, no distrito, é mesmo a execução de uma acessibilidade por linha férrea, reforça o responsável pela associação que acolhe algumas das maiores empresas da região.

“O Porto de Setúbal precisa ver concretizado o investimento numa melhor interligação à rede ferroviária, que sabemos estar prevista, e ter cada vez mais foco nas necessidades dos seus clientes, agilizando procedimentos e tirando pleno partido da digitalização de processos”, afirma. E reitera: “Se a ligação ferroviária melhorar substancialmente, o Porto de Setúbal pode beneficiar bastante da capacidade instalada em toda a região, ganhar mais clientes e cargas.”

Nuno Maia frisa que a península “tem um enorme potencial industrial e logístico” e vai mesmo longe: “Se houver possibilidade de aumentar os investimentos na região, por via do regresso da Península a uma NUTS III que viabilize a comparticipação de fundos comunitários nos investimentos, a região crescerá e com ela o seu porto.”

- PUB -

De resto, quanto a tendências que possa antever para o próximo ano prefere apenas deixar escapar um desejo. “Seria excelente que o ano de 2021 fosse já de ampla recuperação de movimentos de carga, seria sinal de que as empresas têm encomendas reforçadas e precisam de as expedir para os seus clientes”, atirou, a concluir.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -