1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos reafirma que solução da autarquia para manter ligação fluvial é...

Joaquim Santos reafirma que solução da autarquia para manter ligação fluvial é exequível

Para a autarquia o ministro Pedro Matos Fernandes não mostrou interesse em encontrar alternativas

 

- PUB -

Depois da Câmara do Seixal ter apresentado ao ministro do Ambiente e da Acção Climática uma solução temporária para a Transtejo continuar a operar entre o concelho e Lisboa, enquanto duram as obras de requalificação do pontão do cais, trabalhos anunciados a 26 de Outubro para durarem 45 dias, o próprio governante João Pedro Matos Fernandes veio afirmar que a proposta da autarquia “não é exequível” para retomar o serviço fluvial entre as duas margens.

Mas enquanto o ministro afirma que não existe alternativa ao encerramento do Terminal Fluvial do Seixal, a autarquia veio reafirmar que a proposta apresentada “é exequível” e teria sido desejável que o ministro do Ambiente a “tivesse ponderado, em vez de a desvalorizar”, refere em comunicado.

Para a Câmara Municipal do Seixal, as declarações do ministro João Pedro Matos Fernandes “revelam desinteresse em encontrar alternativas que pudessem ter salvaguardado o interesse dos utentes do transporte fluvial, principalmente em tempos de pandemia, tendo sido mais fácil para o Governo e sobretudo menos oneroso, interromper o serviço de transporte fluvial, prejudicando desta forma milhares de utentes que todos os dias se deslocam entre as duas margens do rio e sobrecarregando outros meios de transporte que por sua vez já se encontram acima da sua lotação”.

- PUB -

Reafirma o presidente da Câmara, Joaquim Santos, que a solução alternativa apresentada pela autarquia “em seis dias, e que o Governo não foi capaz de encontrar em seis meses, manteria o funcionamento do transporte fluvial no concelho do Seixal”.

Acrescenta o autarca que embora a autarquia “não tenha obrigação, nem competência, para criar alternativas durante o período de obras, decidiu contactar um dos maiores operadores de transporte marítimo e fluvial em Portugal, com técnicos altamente especializados e que demonstraram ser possível criar um cais provisório que respondesse às necessidades”. Perante isto, o autarca “lamenta” que o ministro, além de “não ter conseguido acautelar a situação, ainda critique aquela que foi apresentada pela autarquia do Seixal”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -