30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoInfo & Dicas Auto: Veja, seja visto e controle! (3ª e última...

Info & Dicas Auto: Veja, seja visto e controle! (3ª e última parte)

Espero que todos os leitores d’O SETUBALENSE se encontrem bem de saúde, tal como as suas famílias, apesar das notícias sobre a pandemia não nos animarem. Apelo à prudência de todos e que, independentemente do que nos é imposto, sejamos sensatos quanto à gestão do risco.

- PUB -

Hoje termino este artigo sobre segurança automóvel. É importante que as viaturas tenham os seus sistemas de segurança e aderência em pleno funcionamento. Lembre-se sempre que não pode controlar o que não vê.

Seja responsável! Garanta que está em pleno gozo e controlo das suas faculdades intelectuais e reacções. Quem conduz sóbrio, tem, sempre, clara vantagem!

Não é invulgar ouvirmos que, depois de uma boa refeição ou evento social, estamos em perfeitas condições para o exercício da condução. Porém, mesmo correndo o risco de ser repetitivo com mensagens largamente difundidas, tenho de vos relembrar que – a taxa de alcoolémia – continua a ser um factor decisivo para a ocorrência de sinistros. Sobre este assunto, existem ainda outras consequências às quais não atribuímos grande relevância prévia:

- PUB -

a) No caso de conduzir acima dos limites de taxa de alcoolémia legalmente aceites, ser-lhe-á, muito provavelmente atribuída responsabilidade por um sinistro pelo qual, ao abrigo do código da estrada, em igualdade de circunstâncias, não seria responsável;

b) No caso do sinistro ser da sua responsabilidade, na generalidade dos casos, a Companhia de Seguros não o indemnizará, nem autorizará a reparação da sua viatura;

Mantenha-se Alerta! Não conduza em condições de demasiado conforto térmico ou em estado de sonolência e/ou exaustão.

- PUB -

Estudos indicam-nos que o estado de conforto térmico (o vulgar “quentinho”) é um elemento chave que favorece a diminuição de reflexos face a imprevistos e gera estado de sonolência – mais evidente de manhã, depois das refeições ou ao final do dia.

A sonolência é um estado que, geralmente, envolve letargia (diminuição da capacidade de análise e reacção) e precede o adormecimento. No caso de detectar que se encontra neste estado, deve, de imediato, arejar a viatura (de forma a reduzir o seu conforto térmico), aumentar o volume do seu rádio (o seu cérebro corresponderá activa e energicamente no sentido de se adaptar a outro registo sonoro). Se este estado persistir, ou voltar, aproveite para parar a viatura na primeira oportunidade segura, sair da viatura para alterar as condições envolventes a si e proceder a um despertar de todos os sentidos e sensores que o nosso corpo tem ao seu dispor.

Os acidentes na sequência de episódios de adormecimento acontecem em viagens mais longas (estradas em que a velocidade de circulação é superior) envolvem, geralmente, vítimas mortais ou feridos muito graves – não arrisque, a vida pode mudar mesmo de um segundo para o outro.

Por último, deixo-lhe alguns números curiosos sobre Setúbal:

Na cidade estão matriculadas cerca de 75.000 viaturas ligeiras; a taxa de sinistralidade média anual é cerca de 12%, o que corresponde a cerca de 9.000 sinistros por ano no concelho de Setúbal; o valor médio de indemnização em cada sinistro é cerca de 1.500€, ou seja, cerca de 13 milhões de Euros são gastos em reparações na sequência de sinistros por colisão; apenas cerca de 15% a 20% das viaturas estão seguras contra danos próprios (o vulgarmente denominado: seguro contra todos os riscos), o que corresponde entre 10.000 e 15.000 viaturas.

Despeço-me por esta semana, desejando que continuem de boa saúde, ou a recuperem rápido, no caso de estarem doentes. Apelo uma vez mais ao civismo e sentido de responsabilidade de todos – na vida e na estrada, seja cortês.

João P. Sampaio
Empresário Ramo Automóvel / Gestor de Empresas / MBA Marketing e Estratégia
(contactos para questões: [email protected] e WhatsApp 967050439)

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -