Sábado foi suplente na equipa principal e domingo marcou pelos ‘bês’ no triunfo com Lagameças
Depois de no sábado ter assistido sentado no banco de suplentes ao triunfo (2-0) do Vitória diante do Sintrense, no Campeonato de Portugal, Pedro Catarino, avançado que integra o plantel principal sadino, voltou no domingo a ser decisivo na equipa B ao apontar o segundo golo no êxito (2-1) alcançado sobre o Lagameças, na 1.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal (AFS).
Com o golo apontado no encontro realizado no Campo do Olival, em Águas de Moura, o jogador, de 23 anos, agora com um total de cinco golos nas sete jornadas em que actuou na prova organizada pela AFS, isolou-se no topo da lista de melhores marcadores dos ‘bês’ setubalenses. Curiosamente em segundo na lista de artilheiros dos verdes e brancos (quatro golos) está Ryan Omrani, autor do golo que abriu caminho à vitória sobre o Lagameças.
Apesar do pouco tempo de utilização que tem na presente temporada no Campeonato de Portugal – treinador José Pedro lançou-o em campo em cinco jogos que perfazem um total de apenas 48 minutos –, Pedro Catarino tem mostrado uma resiliência inabalável ao estar sempre interessado em ajudar o clube, independentemente da equipa, campo ou competição em que jogue.
Sem qualquer minuto contabilizado pela equipa principal em 2024 – a última vez que foi a jogo remonta a 16 de Dezembro de 2023 (derrota caseira, por 1-2, com O Elvas) –, o nome do atacante tem figurado nas últimas fichas de jogo. Antes do duelo de sábado com a turma de Sintra já o tinha feito anteriormente na recepção ao Lusitano de Évora e na deslocação ao reduto do Vasco da Gama de Sines.
Entre os 12 jogos que leva em 2023/24 (cinco no Campeonato de Portugal e sete na 1.ª Divisão da AFS), época em que chegou ao Bonfim oriundo do vizinho Comércio e Indústria, o que Pedro Catarino guarda como momento mais especial é, sem dúvida, o embate com os lisboetas do Oriental a 2 de Dezembro de 2023. Nesse dia, a contar para a 11.ª jornada, o avançado, que entrou aos 75 minutos, foi, volvidos dois minutos, decisivo ao inaugurar o marcador num jogo em que Heliardo fechou, aos 90+1, o resultado em 2-0.
Curiosamente, independentemente de estar a representar a equipa principal ou os bês sadinos, sempre que o jogador marcou os vitorianos pontuaram. Senão vejamos, antes de ter ajudado com golos aos triunfos sobre o Lagameças e Oriental, bisou no empate (2-2) com o Alcochetense, fez o tento na igualdade (1-1) com o Oriental Dragon e em novo empate (2-2) na visita à casa do Lagameças, da 3.ª jornada, momento em que se estreou a marcar em 2023/24.
Ao contrário do que aconteceu no passado fim-de-semana, é certo que Pedro Catarino não vai poder estar na ficha de jogo da equipa principal e dos bês sadinos, uma vez que ambos os clubes entram em acção no mesmo dia (domingo) e hora (15:00). No Campeonato de Portugal, os sadinos deslocam-se à casa do Barreirense (4.º classificado), em partida da 22.ª jornada, enquanto, a contar para a 19.ª ronda, o Vitória B viaja até Sines para medir forças com o Vasco da Gama (9.º).