Moradores e instituições locais vão marchar pela paz em bairros de Almada

Moradores e instituições locais vão marchar pela paz em bairros de Almada

Moradores e instituições locais vão marchar pela paz em bairros de Almada

almada turismo portugal

Caminhada percorrerá as principais artérias dos bairros Cor de Rosa, Amarelo, Asilo 28 de Maio e Branco, no Pragal e Monte de Caparica

 

Uma caminhada pela “Paz no Bairro” irá percorrer, no sábado, vários bairros do concelho de Almada, para chamar a atenção para a necessidade de combater a violência e promover a cultura de paz junto da comunidade.

- PUB -

A iniciativa partiu do Grupo Comunitário Caparica-Pragal, de moradores e de algumas instituições locais, que querem promover a convivência harmoniosa nos bairros do Monte de Caparica e Pragal, no concelho de Almada.

O propósito, explicam os organizadores, é contribuir para uma comunidade mais segura, solidária e próspera, onde todos possam viver com dignidade e respeito.

A caminhada percorrerá as principais artérias dos bairros Cor de Rosa, Amarelo, Asilo 28 de Maio e Branco, no Pragal e Monte de Caparica.

- PUB -

Maria Leonor Silva, uma das organizadoras do evento, explicou em declarações à agência Lusa que a iniciativa pretende mostrar que a violência não tem lugar nem motivo para existir naquela comunidade.

“Moro há 40 anos num dos bairros e há boa gente como em qualquer lado”, disse.

Em Dezembro, duas pessoas morreram baleadas na sequência de um desacato no Bairro Branco no Monte da Caparica.

- PUB -

Deste tiroteio resultaram também outros sete feridos, tendo as autoridades montado um dispositivo de segurança no local para “evitar retaliações” e novos incidentes.

Foi na sequência deste incidente que o movimento, que já existe há cerca de dois anos, decidiu realizar a marcha pela paz.

Quem quiser comparecer, deve vestir uma peça de roupa branca na parte superior do corpo e usar uma fonte de luz (telemóvel, vela normal ou de luz).

Os organizadores também apelam a quem participar que leve um cartaz ou faixa com uma mensagem positiva, explicando que os bairros são espaços de convivência, onde pessoas de todas as idades se apoiam e se respeitam, independentemente das suas diferenças.

“Queremos paz, amor, carinho, solidariedade e amizade”, acrescentou Maria Leonor Silva.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -