1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaBloco questiona Governo sobre Urgência Geral do Garcia de Orta

Bloco questiona Governo sobre Urgência Geral do Garcia de Orta

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre algumas questões de funcionamento que envolvem o Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, circunstâncias que foram levantadas pelo Sindicato Independente dos Médicos que deram origem a notícias na última semana.

- PUB -

Foi assim questionado se a Ministro da Saúde, Marta Temido, “tem conhecimento da situação limite em que este SUG funciona há já vários meses”, e se o mesmo “tem conhecimento do desgaste em que estes profissionais de saúde se encontram”. Por último, questionaram o Governo sobre quais as soluções que irão ser apresentadas para a resolução deste problema e que garantam a segurança dos profissionais e utentes bem como a qualidade dos serviços prestados na SUG”.

Afirmam os deputados que ficaram preocupados depois de terem sabido de notícias que descrevem um SUG “que já funcionava nos limites da sua capacidade e que com a resposta à pandemia teve de multiplicar recursos humanos para seus circuitos diferenciados para doentes suspeitos e não suspeitos de Covid-19”.

Perante isto, e “sem reforço efectivo das equipas médicas, os médicos do HGO denunciam um excesso de horas extraordinárias muito acima do previsto na lei para assegurar o correcto funcionamento do SUG”, refere o Bloco em comunicado.

- PUB -

Sendo o HGO um Hospital Central com um Serviço de Urgência Polivalente que atende cerca de 300 doentes por dia e serve uma área directa de 350 mil habitantes, o sindicato dos médicos aponta que para o contexto pandémico, que se prevê que continue por mais tempo, o número mínimo para assegurar a qualidade da SUG e a segurança de doentes e profissionais, seria de pelo menos cinco especialistas.

Ora a informação que foi divulgada “é de que a maioria das escalas estão a ser asseguradas, por apenas dois especialistas”, relembra o Bloco de Esquerda, que pegou neste quadro para questionar o Governo socialista.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -