3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeDelegado de Saúde manda encerrar restaurante em Melides por precaução

Delegado de Saúde manda encerrar restaurante em Melides por precaução

Foco de infecção em Grândola pode ter chegado a um restaurante de Melides. Os funcionários já foram testados, mas só amanhã há resultados

 

- PUB -

Um restaurante em Melides foi encerrado por precaução devido à ligação a um foco de infecção por Covid-19 detectado no concelho de Grândola com, pelo menos, quatro casos positivos, disse ontem o delegado de saúde municipal.

“Devido à proximidade de uma pessoa do restaurante de Melides com a cadeia de contágios, que veio a confirmar-se positiva, ordenei o encerramento do estabelecimento no sábado, de forma preventiva”, confirmou o delegado de saúde de Grândola, Ismael Selemane, em declarações à agência Lusa.

No seguimento da confirmação desse caso positivo, relacionado com uma pessoa residente na aldeia de Melides, todos os funcionários do restaurante, “cerca de uma dezena”, foram ontem testados, mas os resultados só devem ser conhecidos amanhã.

- PUB -

O município de Grândola informou no domingo que o número de casos activos no concelho subiu durante o fim-de-semana para seis e que existem, agora, 61 pessoas em vigilância activa, mais 48 do que na sexta-feira, números que Ismael Selemane confirmou estarem relacionados com a investigação epidemiológica em curso.

Os novos casos registados naquele concelho foram ‘importados’ de um surto detectado em Sines, em 27 de Agosto, cuja investigação epidemiológica conduziu, nos últimos dias, à realização de rastreios, que continuam a decorrer, nos concelhos vizinhos de Grândola, Santiago do Cacém e Alcácer do Sal.

Em Sines, seis dos oito casos activos reportados no domingo pelo município estão relacionados com este surto, que se disseminou a partir de um grupo de “pessoas com grau de proximidade elevado, mas que ficaram contagiadas” depois de se juntarem para assistir pela televisão à final da Liga dos Campeões, em 23 de Agosto, explicou à Lusa a responsável da unidade local de saúde pública, Fernanda Santos.

- PUB -

Em Alcácer do Sal, segundo a mesma responsável, não há ainda casos confirmados relacionados com esta cadeia de contágios, “mas os testes de rastreio continuam a decorrer”.

Já em Santiago do Cacém, dois dos seis casos confirmados de Covid-19 reportados no domingo pelo município, estão também relacionados com esta cadeia de contágios, confirmou à Lusa o delegado de saúde municipal, Joaquin Toro.

 

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -