26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Utentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

Utentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

Utentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

“Todos os dias sentimos o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde e diariamente surgem notícias que dão conta do estado em que este se encontra”

 

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, agendou para esta terça-feira uma vigília para exigir mais médicos, mais investimento e melhores salários para os profissionais de saúde.

- PUB -

A iniciativa decorre à porta do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, unidade para quem a comissão reivindica mais médicos assim como para os Centros de Saúde do Arco Ribeirinho (Alcochete, Moita, Montijo e Barreiro).

“Todos os dias sentimos o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde e diariamente surgem notícias que dão conta do estado em que este se encontra, a funcionar sem meios técnicos, materiais e humanos suficientes”, explica a comissão de utentes na convocatória para a acção de luta.

Antonieta Bodziony, da Comissão de Utentes do Arco Ribeirinho, explicou em declarações à agência Lusa que nos centros de saúde desta zona estão em falta 50 a 60 médicos de família.

- PUB -

No caso do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, os utentes contestam os sucessivos encerramentos da urgência de pediatria e de obstetrícia.

O serviço de urgência pediátrica do hospital encontra-se encerrado desde as 09h00 de hoje e até o dia 4 de Dezembro por deliberação da Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

“Não vamos parar de lutar. Se não for todos os dias é todas as semanas”, disse.

- PUB -

A esta acção juntam-se as várias Comissões de Utentes do Arco Ribeirinho, acompanhadas pela AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres e a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN.

O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo foi criado em 1 de Novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo.

Tem mais de 30 valências clínicas e uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, servindo uma população de mais de 219 mil habitantes, de acordo com os Censos de 2021.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -