9 Agosto 2024, Sexta-feira

- PUB -
Vitória FC celebra 113 anos focado no regresso aos grandes palcos

Vitória FC celebra 113 anos focado no regresso aos grandes palcos

Vitória FC celebra 113 anos focado no regresso aos grandes palcos

Com um palmarés recheado e ecléctico, o emblema do Sado mantém sede de vencer e não esquece quem ajudou nos piores momentos

 

Fundado a 20 de Novembro de 1910, o Vitória Futebol Clube celebra hoje 113 anos de muita história, troféus e de uma grande ligação à cidade do Sado. A militar actualmente no Campeonato de Portugal, o emblema sadino faz questão de não perder o seu profissionalismo e manter-se focado no regresso aos grandes palcos do futebol português.

- PUB -

Em dia de comemoração, foram vários os elementos da equipa que lidera o Clube que se mostraram confiantes no futuro do emblema verde e branco. Num conjunto de entrevistas a O SETUBALENSE, alguns membros da estrutura sadina recordaram a grandeza do Vitória FC, fruto dos seus associados e das modalidades que possui, e realçaram a importância de Hugo Pinto, investidor na SAD, nos tempos mais escuros do emblema do Sado.

Para Carlos Silva, presidente do Vitória FC, “o melhor presente que o Vitória poderia receber por ocasião do 113.º aniversário do clube, é o “apoio robusto e unificado das forças vivas da cidade”. O dirigente realçou que sem o apoio financeiro de Hugo Pinto, a SAD (e até mesmo o Clube), enfrentaria “dificuldades substanciais para operar e cumprir as suas obrigações financeiras”.

Já Hugo Pinto, de 36 anos, detentor de 89% do capital da SAD, considera que apesar da “decepção, frustração e tristeza” vivida em Maio com a descida de divisão da equipa de futebol, “nunca foi hipótese abandonar o barco ou desistir do Vitória”.

- PUB -

O investidor está “confiante de que, com este desempenho, a equipa continuará a crescer e que, no final da época, estaremos no Jamor a comemorar”.

Quanto ao advogado David Leonardo, presidente da Mesa da Assembleia Geral, não poupa elogios ao investidor Hugo Pinto – “deu mostras da sua excepcional qualidade enquanto gestor” – e mostra-se confiante no sucesso desportivo da equipa de futebol depois do “sofrimento atroz” vivido em Maio passado com a descida ao Campeonato de Portugal.

No entender do advogado, 2023 tem-se mostrado “um ano de amadurecimento, a começar no futebol, mas transversal a todas as modalidades do Vitória”.

- PUB -

Edinho, de 41 anos, assumiu no início da época o cargo de director da equipa de futebol principal do Vitória. Depois de ter representado os sadinos como jogador, o ex-avançado, agora noutras funções e com apoio da estrutura, só pensa em ajudar o clube a voltar à elite do futebol nacional.

“Sou grato por ter voltado e estar a contribuir para uma nova fase do Vitória. É um caminho longo e desafiante, mas que me deixa muito motivado”, refere.

Aos 45 anos, José Pedro, antigo jogador do Vitória, é o homem ao leme dos sadinos na passagem pelo 113.º aniversário do clube. “Orgulhoso” por ser treinador numa realidade muito diferente de quando defendeu o emblema em campo.

O treinador do conjunto verde e branco assegura que não deixará que “nada nem ninguém esteja, ou queira estar, acima da instituição e do símbolo que têm ao peito”.

José Pedro teceu ainda elogios ao Clube, que “apesar de estar no campeonato de Portugal”, apresenta “melhores condições nas infra-estruturas” (em comparação com o tempo em que foi jogador).

Celebrações começam e terminam com homenagens

O dia começa com a realização, pelas 09h00, da Missa por Intenção dos Sócios falecidos, que terá lugar na Igreja de São Julião, em Setúbal. Pelas 11h00 é hasteada a bandeira e é depositada uma coroa de flores na Estátua de Jacinto João. Às 17h30, o Salão Nobre da Câmara Municipal é palco de uma Sessão Solene.

O ponto alto das celebrações está guardado para o jantar comemorativo em que, a partir das 20 horas, se reúne a família vitoriana no Pavilhão Antoine Velge, recinto em que serão distinguidas as principais figuras do último ano.

O mais representativo emblema desportivo da região vai premiar os atletas, treinadores, equipas, colaboradores, seccionistas e sócios que se destacaram em 2023.

Os associados com 25, 50 e 75 anos de filiação também vão receber, respectivamente, os diplomas e emblemas de prata, ouro e diamante.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -