Elaboração do plano estratégico de Setúbal para o desporto na recta final

Elaboração do plano estratégico de Setúbal para o desporto na recta final

Elaboração do plano estratégico de Setúbal para o desporto na recta final

||

Conclusões preliminares, apresentadas aos clubes, associações e outros agentes desportivos, indicam cinco eixos: melhorar as infra-estruturas, capacitar as pessoas, estimular a prática desportiva, promover o concelho e fazer parcerias entre instituições

 

A elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto para o Concelho de Setúbal está a entrar na terceira e última fase e, o trabalho desenvolvido até agora permitiu aos técnicos que estão a fazer o trabalho apresentar conclusões preliminares que apontam para cinco eixos.

- PUB -

Essas cinco orientações são a optimização de infra-estruturas, como pavilhões ou campos de jogos, a capacitação do ecossistema desportivo, com mais formação a treinadores e outros responsáveis, o estímulo à prática desportiva e actividade física, o marketing territorial, promovendo o concelho também através do desporto, e o estabelecimento de parcerias entre as instituições.

O plano está a ser desenvolvido com o apoio técnico-científico do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e tem como objectivo promover um maior conhecimento sobre as necessidades dos cidadãos e das organizações de modo a definir estratégias e os eixos e acções de desenvolvimento.

O vereador do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, defendeu a oportunidade e necessidade de a autarquia investir num plano estratégico para o desporto por tratar-se de uma ferramenta de gestão que “coloca o azimute de uma forma mais clara, porque ajuda na fundamentação das decisões e porque coloca o Desporto enquanto um pilar estratégico de desenvolvimento do município”.

- PUB -

As conclusões preliminares do plano foram apresentadas terça-feira à noite numa sessão pública, no Auditório Municipal Charlot, que juntou muitas dezenas de responsáveis de clubes, associações e outros agentes ligados ao desporto, como as escolas. Por isso mesmo, um dos presentes foi o Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio.

A empresa que está a desenvolver o plano, encomendado pelo Município de Setúbal, fez questão de vincar que os eixos indicados, assim como as restantes conclusões preliminares, “não são vinculativas”.

A filosofia do desenvolvimento do trabalho assenta na maior abertura e participação possível por parte dos agentes desportivos do concelho pelo que tanto a autarquia como a CEDRU têm procurado envolver as associações e os clubes locais em todas as fases do processo.

- PUB -

As conclusões preliminares do estudo apontam a necessidade de fomentar uma presença mais activa do Desporto entre a população que, no concelho, está distribuída de forma muito heterogénea, o que motiva diferentes exigências de âmbito territorial.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -