28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosRecreativo Charnequense: Uma criação de três amigos com o objetivo de unir...

Recreativo Charnequense: Uma criação de três amigos com o objetivo de unir o povo da Charneca

Charnequense consegue ultrapassar o vírus e manter todos os atletas activos via online

 

- PUB -

O Clube Recreativo Charnequense foi fundado a 31 de janeiro de 1910, por dois irmãos, Francisco Pinho e José Pinho, e um amigo, João Silva. O objectivo era criar uma casa que pudesse receber as pessoas da Charneca e permitir um convívio entre o povo da freguesia.

Em 1957 foi inaugurada a esplanada e, em 1974, concretizou-se a compra do terreno. A esplanada foi posteriormente destruída para dar lugar à construção de um novo edifício sede. A 22 de Junho de 1996 passou a ser considerada uma instituição de utilidade pública e, em 1999, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo.

O clube começou com actividades recreativas, bailes e as tradicionais festas populares. Em tempos praticou-se o chinquilho, a primeira modalidade desde a fundação da coletividade. Praticou-se ainda, o ciclismo e o ténis de mesa de competição.

- PUB -

As modalidades estendem-se, desde os jogos de damas à ginástica, que competição em trampolins, tambling, acrobática e rítmica. Tem ainda, judo, karaté, muay-thai, yoga, dança, ténis de mesa e ginástica de preparação para o parto.

A presidente do CRC, Célia Morais, em entrevista a O SETUBALENSE, considerou que esta coletividade já “teve momentos bons e momentos maus”. A pandemia também afectou o clube, embora não financeiramente, uma vez que todos se mantiveram activos através de aulas online. A reabertura está prevista para Setembro.

O ecletismo já se encontra bastante presente neste clube, conta com várias modalidades, embora apenas duas estejam em competição (judo e ginástica). A presidente afirma que neste momento não está nos planos da direção a criação de novas modalidades. “Estou satisfeita com o que tenho” e por conseguir “manter uma casa digna”. Mesmo com esses poucos recursos, Célia Morais sente que o clube faz a diferença na comunidade charnequense. Porque “trabalhamos com os melhores”, considera a líder, o clube acompanhou a evolução da sociedade Antigamente era procurado para “jogar às cartas ou ver televisão”, e hoje é procurado pelos jovens que querem praticar desporto.
O convívio, a ligação à freguesia mantem-se e o espírito do clube continua a ser fiel ao que foi idealizado pelos três amigos.

- PUB -

BI
Nome: Clube Recreativo Charnequense
Também conhecido por: CRC
Localidade: Charneca da Caparica
Data de fundação: 31 de janeiro de 1910 – 110 anos
Principais actividades: Judo, ginástica, zumba, karate e Krav Maga
Actual presidente: Célia Morais

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -