Cerimónia foi presidida pela ministra Ana Catarina Mendes e pelo ministro João Costa
“Acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matérias de liderança no desporto”, é um dos objectivos da campanha nacional que foi lançada no passado dia 25 no Barreiro. A Secundária Augusto Cabrita foi a escolhida para acolher a cerimónia, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
“Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo” intitula a iniciativa, que “pretende promover a participação de jovens raparigas do ensino secundário no dirigismo desportivo” e contribuir “para a igualdade de género”. E a sessão de lançamento foi justamente presidida no feminino e no masculino, com as participações de Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, e João Costa, ministro da Educação, que tiveram a companhia do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
Uma campanha que, de acordo com Catarina Mendes, permite “despertar nos mais jovens” uma importante consciencialização. “A consciência de que a participação nos torna melhores cidadãos, ajuda a mudar mentalidades e, sobretudo, a melhorar as condições de convivência em sociedade”, disse a governante, em declarações registadas em vídeo pelo município do Barreiro.
Além disso, ainda segundo a ministra, a iniciativa é também uma forma de “conciliar a escola e o desporto”, de “demonstrar que o desporto escolar tem dado bons resultados a muitos atletas”. Daí a campanha reforçar também que o desporto escolar “é importante para a prática desportiva”, mas não só. “Queremos também deixar claro que é na escola que começa a nossa participação como cidadãos, que a igualdade de oportunidades nunca está cumprida e que é preciso alimentá-la todos os dias também com a participação das mulheres”, frisou.
Sara Ferreira, vereadora na Câmara do Barreiro com o pelouro da educação, lembrou também o objectivo inerente à campanha, ao mesmo tempo que sublinhou esta como “uma forma de promover a igualdade de género no desporto”.
Em jeito de balanço à cerimónia, Rui Pedro Pereira, vereador do desporto na autarquia barreirense, realçou a mensagem passada durante a acção. “O que foi dito aqui a estas jovens é muito importante. Todas elas podem ser as próximas presidentes, as próximas directoras, e perceberam isso”, considerou. “Tivemos aqui o exemplo de três mulheres fantásticas que falaram da sua experiência de vida, como chegaram às lideranças, e este é o caminho, que nós no Barreiro estamos a fazer há bastante tempo, em que conseguimos juntar o desporto, a educação e a cidadania”, concluiu.