Cezimbra Antiqua traz à vila seis espectáculos ao longo de três fins-de-semana
A época medieval vai ser revivida ao longo de três fins-de-semana em que a música vai incidir sobre o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Falamos do Ciclo de Música Medieval – Cezimbra Antiqua, que vai levar à Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo concertos em que a instrumentalidade das harpas, flautas e percussões se vão fazer ouvir.
Com o objectivo de “valorizar o último dos castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval e um dos monumentos mais importantes do concelho”, como explica a nota de Imprensa da autarquia, vão ser seis os espectáculos que decorrem entre os dias 11 e 26 de Novembro.
Já no sábado, pelas 16h00, vai ouvir-se “Música de Raiz Celta para Harpa e Flauta” com o Duo Duo Sibyllæ onde os protagonistas serão Joana Amorim (traverso e flauta), e, Rebeca Csalog (harpa). Para domingo, no mesmo horário, espera-se “Música Medieval e Renascentista” com Gaudium Vocis. Parte da actuação farão Rui Soares (harpa, órgão portativo, voz e percussões), José Machado (tambor de cordas, voz e percussões), Fabiana Magalhães (flauta, voz e percussões), e, Pedro Martins (alaúde medieval, saz e percussões).
No sábado seguinte (18 de Novembro) a época medieval e renascentista volta mas desta vez com os Ensemble Diferençias, composto por Sara Ponte (flautas), Susana Moody (contralto, viola da gamba e percussões), NunoVasconcelos (vihuela), Filipe Simões (percussões), e, Gonçalo do Carmo (gaita-de-foles, flautas e percussões).
No domingo (dia 19) os Carmin’Antiqua vão ser anfitriões de um momento de “Música Árabe Medieval”. Sara Afonso (soprano), Susana Moody (contralto, viola da gamba e percussões), Eduardo Ramos (oud e canto árabe), Luís
Almeida (tenor), e, Gonçalo do Carmo (gaita-de-foles e flautas percussões) formam o quinteto. “Coelestis Harmonia: uma Viagem entre o Sacro e o Profano nos Séculos XII e XIII” é o título da obra que vai ser apresentada no primeiro dia do último fim-de-semana de espectáculos (sábado, dia 25) com Azzizi Ensemble. Orlan- da Velez Isidro (voz), Pieter Affourtit (fídula), Tiago Manuel Soares (percussão) e António Carrilho (flautas e direcção) compõem o grupo protagonista.
Para fechar o certame actuam no domingo, dia 26 de Novembro, os Ensemble Resonet. Mercedes Hernández (soprano), Paulo González (frautas, sanfona e gaita de foles), Carlos Castro (percussão e saltério), e, Fernando Reyes (cítolas e direção) apresentam “Ay, Santiago: Cantos Medievais sobre a Peregrinação a Santiago”.