26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
“Quero conhecer amar e servir as pessoas da Diocese de Setúbal”

“Quero conhecer amar e servir as pessoas da Diocese de Setúbal”

“Quero conhecer amar e servir as pessoas da Diocese de Setúbal”

O novo bispo Américo Aguiar tomou posse na Sé de Setúbal, onde prometeu arregaçar as mangas para que tudo corra melhor

 

Foi com promessas de amor e de trabalho que D. Américo Aguiar se apresentou ao povo de Setúbal. O novo bispo da diocese sadina tomou posse na Sé de Setúbal, onde prometeu “arregaçar as mangas” para “ajudar a que as coisas possam correr melhor”.

- PUB -

O novo bispo, até agora bispo auxiliar de Lisboa, tomou posse como quarto bispo de Setúbal, 48 anos exactos depois da ordenação episcopal do primeiro titular desta diocese, Manuel Martins, seu conterrâneo de Leça do Balio.

“Dizem que há 48 anos esteve aqui Leça do Balio, mas que não correu muito bem, mas Leça do Balio não desistiu e então cá estamos para tentar novamente”, foi desta forma que D. Américo Aguiar se dirigiu, pela primeira vez enquanto bispo, ao povo de Setúbal.

O novo líder da igreja sadina garantiu que não vai “largar” os políticos da região, tendo sempre em vista o melhor para a sociedade setubalense. “Vou ser como a Maria do Evangelho, bater à porta até que a vossa decisão seja: ‘façam o que ele quer senão ele não vai daqui para fora’”, realçou entre sorrisos, garantindo que “a verdade nunca deve ser colocada de lado em razão dos poderes políticos”.

- PUB -

O Bispo de Setúbal referiu que a península tem “sofrido muito” pela má vizinhança de Lisboa. “Nas últimas décadas, por não ter acesso a fundos comunitários, foram milhões que não chegaram à Península de Setúbal em razão dessa ‘má vizinhança’. Com a criação da NUTS II, Setúbal vai ter a possibilidade de respirar e de usufruir de fundos comunitários”, referiu.

Américo Aguiar referiu o carinho que o Papa Francisco tem por Setúbal, o que, no entender do novo bispo, aumenta a sua responsabilidade. “Quanto à preferência do Papa por Setúbal, fiquei surpreendido. O Papa fala com muita propriedade da nossa cidade, o que me dá ainda maior responsabilidade. É um carinho muito especial do Papa por Setúbal”, enalteceu.

A maior garantia dada por D. Américo Aguiar foi a de trabalho e de estar sempre disponível para a comunidade de Setúbal. “O meu objectivo é conhecer amar e servir as pessoas da Diocese de Setúbal. Dar-me 24 horas por dia para ajudar a que as coisas possam correr melhor, porque há muita gente que sofre nesta Península de Setúbal”, reforçou, terminando com a garantia de muito trabalho. “Como já esperámos demasiado tempo por este dia e por esta hora vamos arregaçar as mangas pois o trabalho é grande, os trabalhadores são poucos e o tempo urge. Temos de fazer mais. Quanto ao futuro posso garantir que vou pôr as mãos na massa”, concluiu.

- PUB -

Cerimónia breve, mas com muito significado

Américo Aguiar foi recebido e saudado, à entrada da Sé, pelo Colégio de Consultores da Diocese de Setúbal. Nesta recepção marcaram presença o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério e o Patriarca Emérito, Cardeal D. Manuel Clemente. Após a saudação, todos entraram na Sé enquanto o Coro Juvenil da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, formado em 1999, ecoava o hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A celebração iniciou-se com o discurso do Administrador Diocesano, Padre José Lobato, seguindo-se a declamação de dois poemas dedicados a Nossa Senhora: um da autoria de Frei Agostinho da Cruz e outro de D. Manuel Martins, primeiro Bispo de Setúbal. De seguida, a Sé de Setúbal silenciou-se para ouvir o tenor setubalense João Mendonza, com um cântico a Nossa Senhora – “Avé Maria”, uma versão de Schubert gravada em 2018, pelo tenor, tendo-a oferecido ao Papa Francisco. Este tema foi também interpretado pelo tenor num dos eventos de abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Sé de Lisboa.

Ao mesmo tempo D. Américo Aguiar depositou um ramo de flores junto da imagem de Santa Maria da Graça, padroeira da Diocese de Setúbal. Seguiu-se a leitura da bula papal, que nomeia o Cardeal D. Américo Aguiar como IV Bispo de Setúbal, sendo esta lida pelo secretário da Nunciatura Apostólica, Monsenhor José António Teixeira Alves (no ambão). De seguida a Chanceler da Diocese de Setúbal, Maria da Graça Pacheco leu a acta de Tomada de Posse do IV Bispo de Setúbal.

O momento alto da cerimónia foi a assinatura da acta de Tomada de Posse. Em cima do altar, a acta foi assinada por D. Américo Aguiar, D. Rui Valério, Monsenhor José António Teixeira Alvez, Padre José João Aires Lobato e Maria da Graça Tavares Pacheco.

Após as assinaturas, Catarina e João Duarte, juntamente com os seus quatro filhos, ofereceram a D. Américo Aguiar um azulejo comemorativo da tomada de posse. A celebração terminou com a recitação do Pai Nosso, a bênção final e um cântico entoado pelo coro juvenil.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -