28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoUm verdadeiro pescador de homens

Um verdadeiro pescador de homens

Deixou-nos o Padre Manuel Vieira que toda a sua vida foi um verdadeiro pescador de homens.. Conheci-o quando era pároco no Castelo de Sesimbra. Procurei-o cheio de problemas de Fé por ter já nessa altura a fama de ser um padre preocupado com o seu rebanho, simples e interessado com “o dentro” das pessoas. Pela sua mão passei a fazer parte da Igreja. Depois da sua vinda para a Paróquia da Anunciada convivi com ele no movimento dos Cursos de Cristandade , uns retiros nascidos em Espanha e que estavam fazendo a sua marcha em Lisboa. Era um movimento que iniciara os seus passos entre gente socialmente bem colocada e que começavam igualmente fazendo a sua marcha em Setúbal. Mas o Padre Manuel Vieira entendeu que para ser , em cada curso, uma amostra do Povo de Deus, se deviam chamar á Fé grupos mais representativos da nossa sociedade. Assim em Setúbal eram convidadas a frequentar tais retiros, não apenas doutores e engenheiros , mas gente simples e menos letrada – estava o Padre Vieira pensando nos pescadores que constituíam boa parte dos seus paroquianos. E assim se fez.

- PUB -

A sua preocupação com as gentes do mar fez com que em Setúbal criasse o “Stela Maris”, iniciativa de apoio a marinheiros e pescadores. Mas em Setúbal, como no resto do nosso Portugal, reinava a pobreza, e o Padre Vieira consciente dessa realidade colocou nas prioridades da sua ação de Pastor, os problemas sociais, e a sua obra foi enorme – nasceu creche e lar para idosos. E esta preocupação assim materializada tornava a Igreja de Setúbal algo diferente duma Igreja que na sua generalidade era snob e, naquela época, muito junta ao poder não democrático que governava o nosso Portugal.

Até os “ventos do Concílio Vaticano II” eram “contidos” pela censura então existente no regime que nos governava. E depois da criação da Diocese de Setúbal este espírito de apoio das classes pobres, em Setúbal, foi reforçado- e de que maneira – pela vinda de D. Manuel Martins como primeiro Bispo da nova Diocese.

O Padre Manuel Vieira foi com toda a sua ação um exemplo da materialização da Palavra de Deus. A sua longa vida, pois faleceu com noventa e oito anos, foi assim um verdadeiro testemunho do que deve ser a nossa Igreja que, presentemente, com atual Papa Francisco, necessita bem de se ir tornando numa “Igreja pobre para os pobres”.

- PUB -

É nossa esperança que , com a eleição do nosso atual Bispo – D. José Ornelas – para a presidência da Conferência Episcopal Portuguesa , se venha a sentir um verdadeiro “aggiornamento” na nossa Igreja, muito especialmente pelo drama que se está vivendo com as consequências socio-económicas da pandemia do corona vírus. As nossas paróquias, verdadeiras células duma rede, têm de sentir-se na sua ação de estudo da realidade e de apoio social , num país que vai sofrer um verdadeiro cataclismo social. Como já se tem dito , se estamos perante um cataclismo social, também temos á nossa rente uma oportunidade de – como cristãos – colaborarmos numa verdadeira reconstrução duma sociedade nova que não centrifugue para as periferias as classes mais pobres e débeis.

O exemplo de vida e de ação do Padre Manuel Vieira pode ser um incentivo para a nossa Igreja de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -