SIMARSUL melhora saneamento e reduz custos com novo Emissário de Cárcamo Lobo

SIMARSUL melhora saneamento e reduz custos com novo Emissário de Cárcamo Lobo

SIMARSUL melhora saneamento e reduz custos com novo Emissário de Cárcamo Lobo

A optimização do sistema de saneamento “permitiu eliminar descargas indevidas” e “recolher e transportar as águas residuais de cerca de 5 427 habitantes equivalentes”

O novo Emissário de Cárcamo Lobo, que já se encontra a funcionar na freguesia de Lavradio, Barreiro, veio permitr “uma melhoria significativa” nas condições de saneamento local bem como uma diminuição de “custos operacionais e energéticos”, garante a SIMARSUL.

A conclusão da construção do novo equipamento possibilitou a “eliminação de focos de poluição urbana” e a “desactivação de um sistema elevatório da rede em baixa (Estação Elevatória Cárcamo Lobo)”, salienta a empresa responsável pelo saneamento de águas residuais na Península de Setúbal. É que o Emissário de Cárcamo Lobo veio assegurar “a recolha e o transporte de águas residuais provenientes da bacia de drenagem de Cárcamo Lobo/Lavradio”, o que permitiu “ligar a rede de saneamento em baixa à Estação Elevatória do Lavradio”, de onde as águas residuais são conduzidas “para tratamento adequado na ETAR de Barreiro/Moita”, explica.

- PUB -

Desta forma, adianta a empresa, a optimização do sistema de saneamento “permitiu eliminar descargas indevidas de águas residuais sem tratamento no meio receptor e recolher e transportar, para tratamento adequado na ETAR de Barreiro/Moita, as águas residuais de cerca de 5 427 habitantes equivalentes”, o que possibilita melhorar “a qualidade da massa de água e eliminar afluências indevidas”.

A SIMARSUL realça ainda que a recente construção do equipamento insere-se numa candidatura apresentada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em regime de “overbooking”, que mereceu “aprovação condicionada a disponibilidade orçamental”. A candidatura apresentada “tem um investimento elegível de 598.005,52 euros e um apoio financeiro do Fundo de Coesão associado de 547.842,20 euros”.

A SIMARSUL abrange os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -