De Almada a Sines vários são os municípios que preparam dezenas de iniciativas
Segundo a designação apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde define-se como “mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social”.
Por essa razão vale a pena sensibilizar e consciencializar para certas especialidades e patologias. No presente mês, em que este tema é um dos mais prementes ao nível da chamada de atenção para algumas doenças, Outubro conta com dias dedicados à chamada de atenção para alguns distúrbios.
Assim, e em calendário publicado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), sabe-se que há oito dias dedicados a este assunto (ver cabeça). Além das seguintes datas, o mês de Outubro é dedicado ao cancro da mama e à saúde mental.
Municípios organizam programa de iniciativas
Um pouco por toda a região se vai pensando em várias iniciativas, que se figuram em dias ou mês dedicado às mais variadas áreas da Saúde.
Em Alcácer do Sal estão de regresso as Jornadas de Saúde e Acção Social que durante o mês de Outubro vão organizar três conferências que têm lugar no auditório municipal salaciano. A primeira (dia 17 às 15h00) com o tema “Inteligência emocional nas escolas e na sociedade”, ministrada por Alfredo Leite, mentor do projecto Mundo Brilhante. A seguinte (dia 24 às 17h30) dá pelo nome “Igualdade: a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal”, por Dália Costa, professora universitária e investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. A última (dia 31 às 15h00) “Desafios da longevidade”, com Filipa Sousa Luz, presidente da Associação Nacional de Gerontólogos.
A Câmara Municipal de Alcochete lembra o “Outubro Rosa” – nome dirigido à acção sensibilizadora da luta contra o cancro da mama – com a iluminação do edifício dos paços do concelho com a cor rosa em objectivo de alertar “para a prevenção e diagnóstico precoce desta doença”.
Em Almada a patologia é também lembrada com a passagem da Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), entre os dias 25 de Setembro e 2 de Fevereiro, por vários pontos do concelho, os dias e horários da passagem da unidade pelas freguesias podem ser consultados no site do município.
No Barreiro a Saúde tem também três sessões dedicadas. As próximas a 31 de Outubro (15h00) sobre “Envelhecimento saudável vs envelhecimento patológico” na Biblioteca Municipal do Barreiro, e, a 23 de Novembro com o webinar “A gestão emocional nos cuidadores informais de pessoas dependentes”.
No município da Moita espera-se a passagem da Unidade Móvel de Saúde em vários pontos da cidade – depois da presença marcada na passada terça-feira na Barra-Cheia – onde se vão realizar acções como a avaliação da hipertensão, glicémica e oximetria, a medição do peso, da altura e do índice de massa corporal (IMC).
As próximas paragens esperam-se a 7 de Novembro e 5 de Dezembro. À semelhança de outras câmaras municipais também a de Odemira promove o rastreio gratuito do cancro da mama. A acção, organizada pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS), em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e o ACES Litoral Alentejano, vai decorrer de 29 de Setembro a 23 de Dezembro em vários pontos da terra odemirense.
Os dias e horários da passagem da Unidade Móvel da LPCC, pelas freguesias, podem ser consultados no site do município. Palmela promove uma feira da saúde, “7 Dias do Coração”, a 27 de Outubro (entre as 10h00 e as 16h00 no Pavilhão Mário Bento, no Poceirão) onde se espera a presença de profissionais de saúde de várias especialidades que são responsáveis por “rastreios e actividades de promoção da literacia em saúde”.
Destaque ainda para a passagem da unidade móvel municipal que dinamiza a iniciativa “Tropeções, Quedas e Trambolhões – Prevenção de Quedas” junto à farmácia de Brejos do Assa (dia 12 das 10h00 às 12h00) e junto à farmácia de Cabana (dia 26 da 10h00 às 12h00).
Em Sines também a consciencialização para o diagnóstico do cancro de mama vai ser lembrado com a iluminação, com cor rosa, do Centro de Artes sineense durante a segunda quinzena de Outubro.
Hospital | Barreiro-Montijo comemora prevenção do cancro da mama
O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo mostra-se solidário com a comemoração do “Outubro Rosa” e demonstra-o através de vários momentos que vão decorrer ao longo do mês. De 16 a 27 de Outubro, no átrio do hospital, estarão patentes duas exposições, uma de trabalhos dos utentes da unidade de Senologia, e outra de fotografias dos profissionais chamada “Para Além da Máscara”.
A 21 de Outubro, no Parque Catarina Eufémia (10h00 às 13h00), decorre a sessão “Viver com e para além da Doença Oncológica: Literacia em Saúde”, ao que se segue um momento musical da Banda Municipal do Barreiro.
Por fim no dia 28 espera-se, na Galeria Municipal do Montijo (10h00), a actividade “O caminho pode ser o que quiser: Escolha o seu”.