Pensionistas e reformados podem ver rendimentos aumentados em 2024

Pensionistas e reformados podem ver rendimentos aumentados em 2024

Pensionistas e reformados podem ver rendimentos aumentados em 2024

|

Mês de Outubro é dedicado às pessoas mais velhas. Autarquias do distrito preparam actividades

 

A data não é recente e comemora-se há já 32 anos, falamos no Dia Internacional do Idoso que se celebra já no próximo domingo, 1 de Outubro. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de consciencializar a população mundial sobre a condição da pessoa idosa, a data tem ganho cada vez mais expressão, nomeadamente nas agen- das das autarquias da região.

- PUB -

Segundo dados do Anuário Estatístico 2022, estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), é crescente em Portugal a percentagem de pessoas que estão acima dos 60 anos. “Em 2022, o número de jovens (0-14 anos) representava 12,9% do total da população residente, o grupo dos 15 aos 64 anos, 63,1%, e o número de idosos (65 ou mais anos), 24,0%”, relata o documento.

O indicador volta a ser confi rmado pela mesma fonte no Boletim Mensal de Estatística – correspondente a Junho de 2023 – onde se sabe que, no ano passado, o número de idosos era muito superior ao número de jovens. “Em 2022, o índice de envelhecimento, que compara a população com 65 e mais anos (população idosa) com a população dos 0 aos 14 anos (população jovem), atingiu o valor de 185,6 idosos por cada 100 jovens (181,3 em 2021)”.

Considerado como o “mês do idoso”, em Outubro – que também comemora o Dia Mundial da Terceira Idade (28) – os calendários dos municípios da região têm programadas actividades que prometem não só sensibilizar para o tema, como também envolver a restante comunidade.

- PUB -

Autarquias preparam mês recheado de actividades

Um pouco por todo o distrito as autarquias vão dando a conhecer o planeamento de actividades pensadas especialmente para comemorar o Dia Internacional do Idoso.

Em Almada será um mês inteiro dedicado à festividade que começa com a Hora do Conto “Os Meus Avós São os Maiores” já no domingo na Biblioteca Municipal José Saramago (16h). “Espetáculo Mamma Mia!” no Auditório Osvaldo Azinheira (dia 5, 15h30), uma sessão de cinema que mostra “O Pai Tirano” no Auditório Fernando Lopes-Graça (11 de Outubro, 16h). Também a Ai9 – Actividades digitais para +55 (12,13 e 14 na Trafaria), o Laboratório de Memórias a 14 na Biblioteca Municipal Maria Lamas e a 20 no Espaço Cultural da Junta da Trafaria, e ainda, a Ofi cina “Vamos aprender com os provérbios!” (13 e 20 de Outubro).

- PUB -

O programa continua com um almoço-convívio sénior a 14 de Outubro, um passeio sénior – Museu Interactivo do Megalitismo, Fluviário de Mora, Almoço Dançante – a 4 de Outubro e o “Fórum Participativo Sénior: Longevidade Saudável com a participação dos Cavaquinhos USALMA e Tuna Sénior do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro” (28).

Por fim, o espectáculo de Kátia Guerreiro no antigo cinema da Academia Almadense a 24 e 25 de Outubro (15h).

No concelho do Montijo também as actividades se estendem durante todo o mês num programa organizado pelo Gabinete Sénior da autarquia. A 3 de Outubro decorre a “Caminhada das cores”, com partida da Praça da República (9h30) e no dia seguinte comemora-se o “III Aniversário da Academia Sénior de Sarilhos Grandes” (AMUT – Sarilhos Grandes, 14h30).

A 10 de Outubro espera-se a “Abertura do Ano Lectivo dos Projectos de Envelhecimento Activo” em espectáculo comemorativo a decorrer no Cinema Teatro Joaquim de Almeida (15h). A 13, a Festa Branca na Sociedade Recreativa de Pegões Velhos (14h30) e a 17 a “Exposição de Fotografia de avós e netos” na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva (15h).

No dia 24 a “Caminhada dos Maiores” vai acontecer em Canha (10h) e o programa fecha a 27 de Outubro com “Idadismo – O Preconceito da Idade” no Auditório da Delegação da Junta de Freguesia da União de Freguesias da Atalaia, Alto Junqueiro – Jardia.

Em Santiago do Cacém a Junta de Freguesia de Santo André está também a promover uma manhã de iniciativas que vai decorrer a 3 de Outubro no Campo de Basquetebol do Bairro Azul Vila Nova de Santo André.

A autarquia tem programados jogos, desporto, música, rastreios gratuitos e outras actividades – das 10h às 12h – em que o único conselho é trazer calçado confortável.

Com a designação “Outubro Maior” também o município de Palmela celebra a data dedicada ao público mais velho. “Sinfonia Palmela”, no Cine-Teatro S. João (domingo às 17h) e “Palmela Chá Dançante” na sede do Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças (dias 3 e 4, 15h às 18h), são duas das iniciativas que abrem o programa que se estende durante todo o mês.

Contam-se ainda as iniciativas Oficina Clique Sem Idade: “Internet em Segurança” na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano (dia 4 das 10h às 12h), e Musicando – Espectáculo de Música Popular Portuguesa e Fado, com o apoio da Rádio PopularFM, no Cine-Teatro S. João (dia 11 das 15h às 17h).

No teatro Comédia Musical “À Grande e à Portuguesa” no mesmo espaço (dia 17 às 15h), o Concerto com o Combo da Escola de Música Tradicional da Associação Gaita-de-foles (dia 28 às 21h30), e, Conversas entre Sons “As Nossas Vozes” (dia 31 pelas 14h30), ambas no Centro Cultural de Poceirão, são sugestões no âmbito cultural.

A Câmara Municipal de Setúbal aliou-se às juntas de freguesia e entidades para assinalar um mês dedicado à terceira idade. A Junta de Freguesia do Sado promove, por exemplo, um almoço sénior no Moinho de Maré da Mourisca (7 de Outubro entre as 12h e as 17h) e um passeio a Mérida, em Espanha (dia 14).

Por sua vez a Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra realiza uma Festa do Idoso, com almoço-convívio e animação musical na Cooperativa de Habitação “Força de Todos” (domingo entre as 12h30 e as 18h30).

A União das Freguesias de Setúbal convida os mais velhos a ir até às Caldas da Rainha para assistir à revista “Paródia Nacional” (12 de Outubro) e a cerimónia da reabertura do Polo de Santa Maria da Graça do Centro Comunitário, ainda sem data.

Além de workshops temáticos, que se realizam ao longo de vários dias São Sebastião promove passeios ao Mosteiro da Batalha (dias 10, 17, 19 e 24). Em Azeitão os mais velhos são desafiados, mais uma vez numa ida às Caldas da Rainha, em passeio às salinas naturais de Rio Maior seguido de almoço (dia 25).

Em Odemira a data de 1 de Outubro vai também ser de festa no “Encontro 65+”, a decorrer pelas 14h no Parque de Feiras e Exposições do Concelho de Odemira, em São Teotónio. A tarde vai contar com várias actividades, workshops e animação musical.

Envolvidas estão entidades concelhias como o Banco de Voluntariado de Odemira, Escola de Vida Projecto Comunitário, Geração Activa, Junto Aprendemos – Vila Nova de Milfontes, Universidade Sénior de Odemira e Viver Activo – Programa Municipal de Actividade Física Dirigida à População Sénior.

Pensões podem sofrer aumentos entre 6 e 8% em 2024

Em Janeiro de 2024 haverá boas notícias para os reformados e pensionistas. Segundo informação avançada pelo jornal Expresso na passada quinta-feira as pensões deverão sofrer aumentos que vão variar entre os seis e os 6,5%.

A informação tem como base a evolução da inflação e o crescimento económico do País e, apesar de as conclusões serem remetidas apenas para Novembro, prevê-se que o aumento para o primeiro mês do próximo ano seja inferior ao período homólogo deste ano, um valor que ainda assim atinge um dos maiores aumentos de sempre.

Em jogo está o aumento dos preços – nomeadamente a nível do petróleo – que pode ainda mexer nas contas feitas até agora, mas na ideia está que “a esmagadora maioria dos reformados chegará a 2024 sem perder poder de compra face a 2021, e até com aumentos reais nas suas pensões”, segundo explica a mesma fonte.

A tese de que os pensionistas terão estes aumentos deve-se à desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) e dois anos de crescimento económico dinâmico. Assim, no espaço de três anos, os reformados poderão vir a ser um dos grupos mais favorecidos pelas políticas públicas do Estado, chegando mesmo a passar à frente dos funcionários públicos – à excepção dos que sofreram revisões nas carreiras, que “continuarão a ter perdas reais de rendimento expressivas”.

Cálculos diferentes fez o jornal ECO que aponta para que os valores das reformas mais baixas possam aumentar na ordem dos 8%. Na base desta informação está a ideia de que a economia portuguesa deverá “registar um crescimento médio acima dos 3%, considerando os anos de 2022 e 2023”.

Como manda a lei “as pensões mais baixas têm direito a uma actualização correspondente ao valor da inflação, acrescido de 20% do do PIB”, escreve a mesma fonte. Assim, sabe-se que a percentagem do aumento das pensões está dependente de como termina 2023 em termos económicos.

Traduzidos estes valores transformam-se nas pensões mais baixas um crescimento de 7,8% – se a economia chegar a um crescimento de 2,1% – e nas pensões intermédias um aumento igual à infl ação, ao qual acresce 12,5% do PIB.

Contas | Inflação mexe com aumentos das pensões

Os aumentos entre os seis e os 6,5%, revelados pelo Expresso, estão dependentes
dos valores da inflação – sem contar com a habitação. Em termos numéricos um aumento
desta ordem no indexante de apoios sociais (IAS) – que está na origem da actualização de várias prestações sociais – traduz-se numa subida das pensões de 480 para os 510 euros.

As reformas que contabilizarem duas vezes o IAS, cerca de 1020 euros, têm aumento da mesma percentagem. Já as reformas entre os dois e os seis IAS sofrerão “uma actualização algures entre 5,7% e os 6,2%”. Sem qualquer alteração estarão as pensões altas com valores acima dos 6100 euros brutos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -