A escolha do novo bispo para a Diocese de Setúbal só muito dificilmente poderia ser mais auspiciosa do que foi, com a opção por Américo Aguiar. Aliás, não se vislumbra alguém, entre os nomes possíveis, que pudesse superar esta escolha em capital de esperança.
Américo Aguiar é o bispo português mais prestigiado do momento, reconhecido por todos pela capacidade empreendedora e de concretização, com elevado estatuto tanto no Vaticano como entre o clero nacional.
É um homem ainda novo, já nomeado cardeal – o que, tecnicamente, o torna elegível para Papa -, e com a vontade de deixar marca que faz falta à transformação do mundo.
As primeiras palavras que nos dirigiu já como bispo nomeado para Setúbal, esta quinta-feira, comprovam a sua vontade e uma enorme sensibilidade social. Ao evocar D. Manuel Martins, a grande referência do bispado de Setúbal, e ao ponto de proclamar-se, também, bispo vermelho, prometem uma acção próxima das pessoas e dos seus problemas.
Estas condições pessoais e o contexto em que chega a Setúbal, uma diocese ávida de uma liderança à altura dos muitos desafios eclesiásticos e sociais, indicam uma oportunidade única para um consulado histórico. E é mesmo isso que se espera e que se pede a D. Américo Aguiar; que inscreva o seu nome na história desta grande região com os elevados contributos que puder dar para o bem-estar desta comunidade.
Esperamos feitos, não só de palavras, mas também de acção, à altura das necessidades, múltiplas e complexas, que enfrentamos na região em geral e em cada paróquia ou concelho em particular.
Até agora, tudo que se viu e se sabe quanto a esta nomeação é francamente positivo. As reacções confirmam uma expectativa grande e generalizada. Até estamos todos muito orgulhosos de Setúbal ser das poucas dioceses com a honra de terem um cardeal como seu bispo.
A capacidade que mostra, a energia que emana e as proclamações que já fez, enchem-nos de esperança e entusiasmo para receber o novo bispo.
D. Américo Aguiar, seja bem-vindo. Desejamos-lhe a melhor sorte para que o futuro lhe permita comprovar aquilo que a sua nomeação nos parece hoje: Valeu a pena esperar quase dois anos para termos um novo bispo.