26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Faltam 72 horas para Palmela regressar ao ano de 1288

Faltam 72 horas para Palmela regressar ao ano de 1288

Faltam 72 horas para Palmela regressar ao ano de 1288

Cortejos do centro histórico até ao castelo são momentos altos. Danças, espectáculos de fogo, torneio de cavaleiros e muito mais

 

O centro urbano e o Castelo de Palmela estão a pouco mais de 72 horas de viajarem atrás no tempo, até ao ano de 1288, com o arranque (nesta sexta-feira) de mais uma edição da Feira Medieval que, até ao próximo domingo, celebrará “O Primeiro Mestre Português na Ordem de Santiago”.

- PUB -

É através deste tema que o município diz pretender “proporcionar aos visitantes uma viagem até 1288”. E a explicação é simples: foi nesse ano que, “por diligências do Rei D. Dinis, a Ordem de Santiago em Portugal foi beneficiada com a Bula ‘Pastoralis Officii’, através da qual o Papa Nicolau IV lhe concedeu isenção de obediência a Castela e autorização para eleger um Mestre português – D. João Fernandes, Comendador-mor de Mértola”, lembra a autarquia, entidade promotora do certame.

Durante três dias, Palmela vai apresentar um cenário transfigurado, sobretudo no castelo, decorado com motivos alusivos à época e a ser trilhado por “figurantes” trajados a rigor, a que se junta um programa de actividades a replicar “modas” de então. E não vão faltar acampamentos a retratarem artes e ofícios daqueles tempos. Além disso, danças, espectáculos de fogo e torneio de cavaleiros são, entre outras, iniciativas que vão tentar ressuscitar as vivências medievais.

Os cortejos, do centro histórico até ao castelo, são momentos altos da programação, seguidos de perto que costumam ser por centenas de visitantes.

- PUB -

A abertura da feira, na sexta-feira, é marcada pela cerimónia de saudação a El Rei D. Dinis e à rainha D. Isabel, no recinto do castelo.

O evento distingue-se também por apresentar uma vertente inclusiva. O município e a Associação Bengala Mágica promovem, no dia 24, das 15h15 às 19h30, um passeio dirigido a pessoas com deficiência visual. “Os participantes poderão vivenciar sensorialmente as dinâmicas medievais, descobrindo os objectos, cheiros, sons e música da época, de forma segura e acessível (com acompanhamento)”, anunciou a autarquia sobre esta acção, que tem inscrições abertas até amanhã (quarta-feira).

Nos dois primeiros dias (sexta-feira e sábado) a feira vai estar aberta ao público até à meia-noite. Tanto no sábado como no domingo a abertura é feita às 14 horas, sendo que o encerramento do certame acontece (no domingo) pelas 23 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -