Espólio de mestre carpinteiro naval e do filho vão ganhar um novo espaço no Porto de Abrigo
A Câmara Municipal de Sesimbra vai fazer nascer, no Porto de Abrigo, o “Estaleiro Escola Acácio Vidal Farinha”, antigo estaleiro e armazém de construção que pertencia ao mestre carpinteiro naval sesimbrense, que vai agora dar extensão ao actual Museu Marítimo.
Neste momento a autarquia está a proceder à retirada de todo o material do armazém para, posteriormente, destruí-lo e edifi car novamente, com o objectivo de receber todo o espólio do mestre.
Estas encontram-se agora no Museu Marítimo de Sesimbra onde serão inventariadas, tratadas e organizadas para ocuparem o seu devido lugar quando o espaço tiver terminado as empreitadas.
Segundo informação da autarquia sesimbrense a nova extensão do Museu Marítimo vai estar aberto à comunidade não só para visitas como para a “promoção de saberes e técnicas associadas à construção naval em madeira”.
Também a formação e a preservação desta arte vão ter um local indicado com a autarquia a investir nesse ramo. “Terá uma área destinada à formação em construção naval e modelismo e uma valência de apoio à preservação de embarcações tradicionais sesimbrenses, em especial, da aiola”, explica a autarquia em nota de Imprensa.
Acácio Farinha, reconhecido como um grande nome na arte da divulgação e preservação de antigas embarcações, foi responsável, em conjunto com o seu filho Rui Farinha, por recuperar a “barca Nossa Senhora da Aparecida, que voltou ao mar em 2005 para repetir a rota de Pedro Álvares Cabral até Porto Seguro, no Brasil”, detalham.
Além do “inestimável” espólio ao nível museológico, Acácio Farinha – com trabalhos registados com mais de 80 anos – e Rui Farinha – que desempenhou actividades durante mais de cinco décadas – são ainda reconhecidos a nível internacional devido ao fabrico e preservação de “centenas de embarcações para todo o País e Europa”, que levaram a imagem das aiolas sesimbrenses além da região.
A homenagem junta-se a uma outra exposição, patente no Museu Marítimo de Sesimbra, onde se pode visitar uma aiola em construção e as ferramentas de trabalho de Acácio Farinha, uma oportunidade de conhecer a história de vida do mestre sesimbrense.
A câmara municipal destaca a edificação do novo espaço como um passo “no sentido da preservação da cultura, identidade e tradições locais”.