“O álbum da Escola Primária Conde Ferreira”

“O álbum da Escola Primária Conde Ferreira”

“O álbum da Escola Primária Conde Ferreira”

5 Setembro 2023, Terça-feira
Custódio Pinto

As fotos da bata branca e as confraternizações anuais, dos antigos alunos da Escola Primária Conde Ferreira, que maravilha, um património da nossa escola e da cidade. Que alegria e saudades, recordar esses tempos dos 7 aos 10 anos e depois dos convívios, no segundo sábado de Maio de cada ano, que a comissão realizou cerca de 40 convívios, que deixaram de ser realizados, com o aparecimento da pandemia.

O álbum com cerca de 500 fotografias é uma autêntica relíquia, reconhecer e recordar os nossos colegas,  que infelizmente muitos já falecidos, que ainda me lembro de muitos deles: António Graça (da livraria Antecipação), o seu primo João Couto, da comissão da escola, dr. Henrique Souto, António Pereira (da loja 3BBB), Álvaro Carvalho Pinto, da prenda a cidade a fonte centenária na avenida Luísa Todi, Aurélio Fernandes, pai do engenheiro Fernandes (presidente do coral Luísa Todi), João Lopes da fábrica de frutas na estrada da Graça, pai da deputada da Nação Lina Lopes. António Sintra, músico da orquestra “Blue Star Melody” e da comissão, Carlos Rodrigues “Manel Bola”, da letra do hino da escola, José Pinho da loja de tecidos “Girão”, Carlos Viegas Pinto da farmácia Oliveira (no Largo da Misericórdia), Ricardo Carvalho Pinto, e Francisco Bichinho ambos da comissão. António Godinho bancário, Aníbal Salgado do hotel Esperança. Eduardo Madeira Lopes inspector das economias em Angola entre outras actividades administrativas e públicas, Rui Valdez, Noé Amaro,

- PUB -

Pai do médico Caferra Amaro e o irmão Jorge do restaurante “Duarte dos Frangos” e da comissão da escola, Baltazar Leão e o irmão José Estrela Leão, foi cônsul na Dinamarca, sargento Francisco Silva da Cruz Vermelha e Eduardo Bicharão também da comissão. Fernando Rodrigues foi comandante dos bombeiros voluntários e o seu irmão Álvaro Rodrigues dono da ourivesaria Rodrigues na rua Paula Borba. Diamantino Santos Ferreira, José Salsinha, Manuel Jesus Caparica todos da comissão. Sebastião Graça e Vasco Cândido Portas foram duas pessoas que colaboraram muito neste projecto.

Felizmente ainda existem alguns ex-alunos da escola Conde de Ferreira: Custódio Carvalho Pinto, impulsionador da comissão, engenheiro Francisco Faria, Carlos Pinto (maestro do hino da escola), Rui Canas (Presidente da União das Freguesias), Padre Manuel Silva, Vítor Pacheco Reisinho, Carlos Cristóvão, João Lopes Santos (calafate), Rogério Chora (pintor Setubalense de renome), Manuel Ferreira, Valdemar Mártires e um dos mais “jovens ex-alunos” mas, não das últimas classes o Carlos Manuel Cardoso (membro da comissão directiva da Cruz Vermelha de Setúbal). Ainda tenho a esperança de com a colaboração destes carolas e seus familiares se consiga realizar o almoço de confraternização no Maio de 2024.

E relembrar as brincadeiras no recreio onde não nos era permitido brincar nas traseiras, junto a casa do professor Boto. Os jogos da cabra-cega, o Bogalho e o abafador, o eixo e o “lá vai alho”, a malha, o pião, saltar a corda, o arco de ferro ou de madeira, o jogo da semana e as respectivas rosetas. Enfim os jogos e brincadeiras da minha e das crianças rapazes daquela época, que ainda hoje às recordo com saudades, hoje com 94 anos.

- PUB -

Aproveito esta oportunidade para fazer um apelo para ver se consigo encontrar um manequim de rapaz (aparentando 7 – 10 anos), antigo para enriquecer a sala do museu da escola, onde está o professor com o ponteiro, faltando o manequim a representar o aluno na sala de aula.

Será que conseguirei? Espero que sim!

O museu da escola está situado na avenida Luísa Todi e poderá ser visitado todos os dias de segunda a sexta-feira das 14h às 17h .

- PUB -

E, recordar estes tempos na infância das aprendizagens da escola primária é Viver.

Viva a escola primária “Conde de Ferreira”

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -