O jornalismo representa hoje, possivelmente a melhor forma de salvaguarda e resistência da democracia nas sociedades actuais. Refiro-me, obviamente, ao jornalismo que assume e defende princípios de isenção, pluralidade de opiniões, compromisso com a verdade dos factos e com a missão de informar.
O Jornal O SETUBALENSE, mais antigo que qualquer um dos seus leitores, tem sabido salvaguardar a sua razão de existir, atravessando gerações, modos e estilos de vida e modelos diferentes de organização da sociedade.
Hoje, podemos contar com diversas, talvez demasiadas, fontes de transmissão de notícias e factos, a velocidade destas é, muitas vezes, enormemente redutora da possibilidade de assimilação e verificação, produzindo-se na maioria dos casos, mais ruido do que informação.
Importa, pois, criar ancoras nesta mesma informação, que baseadas em princípios e valores se tornem em fontes credíveis e escrutináveis de informação útil, de promoção de opiniões fundamentadas por parte dos leitores e que a estes sirvam para ampliar conhecimento, formar juízos e assumidamente tomarem posição perante os factos.
É nesta essência que encontro n’O SETUBALENSE todo o potencial para que se continue a afirmar como um farol informativo da nossa região, igualmente promotor da sua riqueza, actividade e singularidade atractiva e diversidade territorial.
Que perdure a vontade de informar, que a vontade de ler persistirá!
Muitos parabéns!
Presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo