Banda de temas icónicos como “Chiclete” ou “Cairo” toca este sábado às 22 horas na Praça da República. a Entrada é livre
O grupo Táxi estará ao vivo na Moita, este sábado à noite, num concerto integrado no Programa da Cultura à Solta, da responsabilidade do município local.
Com mais de 40 anos de “vida” (nasceram em 1979 no Porto), os Táxi foram um dos maiores fenómenos da música pop/rock nos anos 80, período em que “nasceram” temas, ainda hoje incontornáveis, como “Chiclete”, “Vida de Cão”, “Fio da Navalha” ou “Cairo”, entre muitos outros.
Foi deles o primeiro Disco de Ouro do período do chamado Rock Português e venderam muitos milhares de discos nos anos 80 e 90.
Depois de um período de algum “anonimato”, durante o qual surgiram esporadicamente em programas de rádio e televisão, situação que se entendeu aos concertos ao vivo, onde atuaram em algumas queimas de fitas.
No início do século participam nos 25 anos da “Febre de Sábado de Manhã” (programa de rádio onde tinham sido descobertos em 1981) de Júlio Isidro e realizam concertos na Casa da Música do Porto e no Festival de Vilar de Mouros.
Entretanto fazem algumas gravações que passariam despercebidas, e inicia-se uma longa batalha legal pela utilização do nome Táxi, que terminaria a meio de 2020, com João Grande e Rui Taborda (dois dos fundadores do rupo) a assumirem o direito de utilização do nome Táxi.
Depois de um regresso discreto pós pandemia, 2023 marca o grande regresso á estrada dos Táxi, com algumas dezenas de concertos (com grande recetividade do publico) de norte a sul de Portugal e que teve um dos momentos marcantes, o concerto em Lisboa, no Capitólio no início de junho.
Chegam agora á Moita para mais um grande desfile de sucessos e apresentação de novos temas.
A festa será na Praça da Republica, pelas 22 horas, com entrada livre.
*Opinião Musical