Cantora de “Cidade”, com Bárbara Tinoco, e “Como Tu”, com Ivandro, não deixa de ser um sucesso nacional
É uma das estrelas emergentes no mundo da música pop em Portugal, oriunda do distrito de Setúbal, aos 22 anos – nasceu em Azeitão a 26 de Junho de 2001 – Bárbara Sofia de Holanda Bandeira, está a viver um momento alto da sua curta carreira.
Para além da catadupa de canções de sucesso, o convite (inesperado) recebido para fazer as quatro primeiras partes dos recentes e mediáticos concertos da banda britânica Coldplay em Coimbra, elevaram-na a uma outra dimensão no universo musical nacional e internacional.
Tinha apenas 14 anos quando lançou o seu primeiro disco, o single “Crazy”, estávamos em 2015. A filha do cantor Rui Bandeira, que desde criança queria ser cantora, já tinha cantado com o pai e tinha passado por concursos televisivos de talentos, dava assim, oficialmente, início a uma carreira até agora fulgurante e até surpreendente em algumas colaborações.
Começa então a editar temas com grande regularidade nas plataformas digitais e com tanto êxito que, em 2018, vence o Globo de Ouro para a Revelação do Ano.
Ainda em 2018 publica o EP “Cartas” que inclui os temas “A Última Carta”, “Friendzone”, “Nem Sequer Doeu”, “E Se Eu” e “Como Sou”, que foi ao 1.º lugar do top português de vendas.
A sua estratégia comercial passa claramente por continuar a editar temas nas plataformas digitais que domina, e com um sucesso tal, que ainda no ano de 2021 arrisca estrear-se ao vivo no mítico palco do Coliseu de Lisboa.
O resultado foi lotação esgota para ver e ouvir a nova estrela. O ano de 2021 ficaria ainda marcado pelo início de várias colaborações de sucesso, gravando, a convite de Bárbara Tinoco, o tema “Cidade”, um dueto e um sucesso enorme das duas jovens Bárbaras.
No ano seguinte, o dueto mais inesperado: Bárbara convida a prestigiada cantora e fadista Carminho para cantar “Onde vais”. Bandeira referiu então que chegou a pensar que Carminho jamais aceitaria cantar com ela. Pertenciam a “universos musicais” diferentes, digo eu. Mas a fadista aceitou e o resultado foi um estrondoso e absoluto sucesso, e “Onde vais” tornou-se Disco de Ouro e a canção vencedora dos Prémios Play 2022, na Categoria Vodafone Canção do Ano. Bárbara Bandeira chegava assim, de forma clara, a outro patamar.
Ainda em 2022 vence o MTV European Award na categoria de Best Portuguese Act e continua a dominar as plataformas digitais. Já em 2023, o que se ouve é “Como Tu”, tema cantado em dueto com Ivandro, outro dos nomes emergentes no panorama musical português. A par da carreira musical fulgurante, Bárbara Bandeira tem efectuado – com natural e esperado sucesso – algumas incursões no mundo da moda.
Entretanto entre as gravações de um novo álbum, surge uma alucinante lista de concertos previstos de norte a sul de Portugal, cujo ponto alto deverá ser a apresentação ao vivo no Campo Pequeno em Lisboa, no final de Outubro deste ano.
Por onde quer que andemos este Verão, vamo-nos cruzar com concertos de Bárbara Bandeira, a menina de Azeitão vai andar por aí.