PCP acusa PS de aproveitamento político da situação dos Bombeiros Sapadores em Setúbal

PCP acusa PS de aproveitamento político da situação dos Bombeiros Sapadores em Setúbal

PCP acusa PS de aproveitamento político da situação dos Bombeiros Sapadores em Setúbal

||

Dizem os comunistas que a solução do Estatuto do Bombeiro Profissional não depende da câmara, mas sim do Governo PS

A Comissão Concelhia de Setúbal do Partido Comunista Português, através de comunicado, expressa que “exige a revisão do Estatuto do Bombeiro Profissional e que se elimine de vez todas as dúvidas num variado leque de questões”. No mesmo documento onde reivindica a revisão da legislação que regula as carreiras dos Bombeiros profissionais da administração local, os comunistas acusam o PS de Setúbal de “aproveitamento político”.

- PUB -

Recentemente, os Bombeiros Sapadores de Setúbal manifestaram-se contra o executivo municipal de Setúbal exigindo melhores condições relativamente à carreira profissional, reivindicação que o PCP diz ser “justa”, mas a solução não passa pela câmara. “Este descontentamento, muitas vezes canalizado contra a Câmara Municipal, não pode ignorar que aos eleitos locais cabe a aplicação de normas legais e decisões judiciais, mesmo aquelas com as quais não estão de acordo, e não a sua alteração ou revogação”.

Ora diz a concelhia comunistas que o PS sabe que a revisão do Estatuto do Bombeiro Profissional depende do executivo de António Costa e, em vez de “pressionar o seu grupo parlamentar e o Governo para resolver esta situação definitivamente onde ela pode ser resolvida, na Assembleia da República”, fez “aproveitamento político” da situação, “que dura há vários anos” a qual “tem movido o PS em Setúbal”.

No comunicado, o PCP garante que “tem vindo a reivindicar a revisão da legislação que regula as carreiras dos Bombeiros profissionais da administração local, visando a sua valorização e a melhoria das condições de trabalho”, e acrescenta que “a justeza desta reivindicação demonstra-se no conjunto de interpretações jurídicas e de sentenças judiciais que têm vindo a confirmar que o actual regime de carreiras retira direitos e não tem em consideração as condições particulares a que estes trabalhadores estão sujeitos”.

- PUB -

Perante este quadro, o PCP anuncia “não poder aceitar que o PS, em Setúbal, bata palmas aos Bombeiros, apenas para na Assembleia da República, se esquecer e impedir a aprovação de propostas que visam a resolução de muitos dos problemas que afectam estes Bombeiros”.

E daqui a comissão política comunista parte para um conjunto de interrogações: “Onde tem andado o PS quando o PCP propõe a revogação do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública; onde tem andado o PS quando o PCP propõe o aumento dos salários na função pública; onde tem andado o PS quando o PCP propõe o reforço do financiamento das corporações de Bombeiros”.

Colocando-se ao lado da gestão CDU na Câmara de Setúbal, o PCP afirma que esta “tem, durante décadas, investido na segurança das populações e em particular na Companhia de Bombeiros Sapadores, com vários milhões investidos em recursos humanos, infra-estruturas e meios técnicos”. Por outro lado, o PS com maioria absoluta na Assembleia da República e o Governo, “teimam em não resolver” a questão o Estatuto do Bombeiro Profissional”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -