27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela propõe à tutela programa à imagem do ADAPTAR para apoiar movimento...

Palmela propõe à tutela programa à imagem do ADAPTAR para apoiar movimento associativo

Financiar aquisição de material de protecção e a reorganização de serviços são algumas das medidas

 

- PUB -

Tendo em vista mitigar os efeitos da pandemia no movimento associativo e nas empresas municipais, a Câmara de Palmela propôs ao Governo, através da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a criação de um novo programa ADAPTAR.

O município presidido por Álvaro Balseiro Amaro defende que esta é a melhor solução para apoiar as referidas entidades e aponta medidas específicas que devem ser abrangidas no eventual plano.

“A proposta vai no sentido do (co)financiamento entre 85 e 100% da tipologia de despesas já previstas no ADAPTAR para micro, pequenas e médias empresas”, revela a autarquia em nota de Imprensa. Ou seja, o município quer ver o movimento associativo, nas vertentes cultural, desportiva, recreativa e de lazer apoiado na “aquisição de equipamento de protecção individual e higienização, dispensadores automáticos de desinfectante e consumíveis, serviços de desinfecção de instalações, reorganização, adaptação e isolamento de locais de trabalho, atendimento e espaços para o público”. Mas também na “aquisição de equipamentos e serviços para pagamento automático, sinaléctica, serviços e aplicações informáticas para publicação e divulgação de conteúdos electrónicos, despesas com contabilidade para validação dos pedidos de pagamento” entre outros.

- PUB -

A autarquia sublinha que “a actividade desenvolvida pelo movimento associativo junto das comunidades locais é de extrema importância para o desenvolvimento social e a coesão territorial” e alerta para as dificuldades de subsistência do mesmo. “Encontra-se seriamente ameaçada, devido aos meses de encerramento e aos custos acrescidos com o cumprimento das normas vigentes, num cenário de desconfinamento progressivo.”

Além disso, a edilidade lembra o facto de se estar perante entidades “sem fins lucrativos”, considerando que “é urgente garantir o seu acesso a fundos que lhes permitam manter a actividade, nas melhores condições de segurança”.

Esta é a segunda vez que a autarquia de Palmela avança com medidas estratégicas propostas à tutela. Antes, o município já havia elaborado e apresentado o documento “Medidas de Combate COVID 19/PT2020 – (Re)direccionamento das Prioridades de Investimento; Transferência de Verbas entre Prioridades de Investimento e Fundos; recurso ao IFRRU e ‘Overbooking’”. O referido documento foi então “endereçado à AML, à CCDRLVT e a outros organismos com actuação directa ou indirecta na gestão dos fundos comunitários” e é composto por “um conjunto de 72 medidas concretas”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -