Quinta do Conde bem alinhada para receber Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Quinta do Conde bem alinhada para receber Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Quinta do Conde bem alinhada para receber Galardão Eco-Freguesias XXI 2023

Será a única a receber a Bandeira Verde no concelho de Sesimbra e das poucas Distrito de Setúbal

A freguesia da Quinta do Conde está bem posicionada para ser reconhecida com o Galardão Eco-Freguesias XXI 2023, e hastear o verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A cerimónia onde será revelada a classificação, e se este será ouro ou prata, realiza-se a 13 de Julho em Miranda do Corvo, na Casa das Artes.

- PUB -

Trata-se de um reconhecimento atribuído em periodicidade bianual que distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, socio-económica e cultural implementadas precisamente nos dois últimos anos.

A freguesia da Quinta do Conde “pretende estar na linha dos objectivos da Agenda 2030” quanto ao que são boas praticas simbolizadas pela Bandeira Verde, comenta Ana Cabrita, eleita na Junta de Freguesia da Quinta do Conde e responsável pela apresentação da candidatura local ao programa Eco-Freguesias XXI 2023.

Embora o resultado quanto à atribuição do galardão ainda esteja no ‘segredo’ dos jurados da 4. º edição, “é grande o sentimento de esperança” quanto à possibilidade desta localidade do concelho de Sesimbra conseguir uma “boa pontuação”, comenta a autarca de freguesia.

- PUB -

Para esta candidatura, teve de ser assumido um conjunto de dez indicadores a que o programa obriga. São acções que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou protecção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. “Vimos que conseguíamos introduzir estas medidas de sustentabilidade, e apresentámos a candidatura, há cerca de um ano” à Bandeira Verde, relembra a autarca.

Algumas destas medidas passaram por aumentar a eficiência no consumo eléctrico no edifício da Junta de Freguesia, recolha de equipamento eléctrico e electrónico e acções de formação com a comunidade e trabalhadores da autarquia.

Ao conquistar este galardão, a freguesia da Quinta do Conde será a única do concelho de Sesimbra, e também uma das poucas do Distrito de Setúbal. Ou seja, das 55 freguesias dos 13 concelhos da região, apenas sete apresentaram candidatura ao Galardão Eco-Freguesias XXI 2023:  a freguesia do Laranjeiro e Feijó, no concelho de Almada, a Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena no Barreiro, Montijo e Afonsoeiro no concelho do Montijo, a freguesia de Santo André em Santiago do Cacém, a freguesia da Quinta do Conde, em Sesimbra, a de Porto Covo em Sines e as de São Lourenço e São Simão, em Azeitão, concelho de Setúbal.

- PUB -

A nível nacional, à edição 2023 formalizaram candidatura 178 freguesias, o que se traduziu em mais 61% face a 2021.

Este programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte além da ABAE, elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Nova e Quercus.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -