Jornalista Filomena Barros modera dois dos painéis que constituem o programa da iniciativa na biblioteca municipal barreirense
“Open Mind! Pensa Diferente! – Acolhimento Familiar e Apadrinhamento Civil” é o nome da iniciativa que decorre amanhã no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro no encerramento do mês de celebrações da família que a NÓS – Associação de Pais e Técnicos de Integração do Deficiente promoveu.
A jornalista Filomena Barros é responsável pela moderação de um debate que vai contar com um painel de oradores como Miguel Mota da Silva, do Tribunal de Família e Menores do Barreiro, Paula Ribeiro e Maria João Ramos, do Núcleo de Infância e Juventude – ISS Setúbal, Rita Pereira e Catarina Cruz, do Acolhimento Familiar – Associação Abrigo, e, Adelaide Pinheiro, do Projecto “Famílias Amigas” – SCMA.
Os representantes das seis entidades vão falar no âmbito do tema “Acolhimento Familiar e Apadrinhamento Civil, o que falha?”, pelas 10h00. A abertura da iniciativa, às 09h15, ficará a cargo de Ana Ferreira, do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), e, Manuela Martins, ligada ao Rendimento Social de Inserção (RSI). Logo a seguir, pelas 9h30, a sessão continua com “Acolhimento Familiar e Apadrinhamento Civil, o que são?” onde falam Susana Neves, Vanessa Contente, Raquel Sousa e Leonor Pereira, também do CAFAP.
Depois de uma pausa para convívio às 11h30 a sessão continua pelas 12h00 com testemunhos de Padrinhos Civis e Família Amiga, que volta a contar com a moderação de Filomena Barros.
Humberto Candeias, da direcção da Associação NÓS, está responsável pelo encerramento da sessão, por volta das 12h40, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e da pastelaria barreirense Doce Pão.
“Com o mote de encerramento de um mês de celebração da importância da Família, a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente vai dedicar uma manhã à promoção do Acolhimento Familiar e do Apadrinhamento Civil. Estas são outras oportunidades de «ser Família» e que podem ser activas na promoção de ambientes e relações “saudáveis” das crianças e jovens e sobre as quais a NÓS quer sensibilizar a população”, explica a associação em nota de Imprensa.
Para quem não possa estar presencialmente presente na iniciativa existe a possibilidade de assistir via streaming, cujo link será enviado aos participantes logo após a inscrição na sessão – a entrada é gratuita mas sujeita a inscrição prévia – através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd26cRYRYcEN75D5GRlXZjIaxubdrmnrtIa1RqRLtcIAUpc7A/viewform.
“A manhã promete apelar à mudança de pensamento e ao encorajamento para fazer e pensar diferente no que toca às possibilidades existentes de abraçar crianças e jovens, mas pouco praticadas em Portugal”, sublinham em comunicado.