26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Sado recebeu três centenas de atletas em prova do circuito nacional

Sado recebeu três centenas de atletas em prova do circuito nacional

Sado recebeu três centenas de atletas em prova do circuito nacional

Terceira etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas ficou também decidida nas águas sadinas

 

O Rio Sado recebeu o evento de participação de massas, que conta para o circuito nacional de natação em águas abertas, e a terceira etapa da Taça do Mundo de natação. Foi no passado fi m-de-semana que o Parque Urbano de Albarquel acolheu três centenas de nadadores, de todos os cantos do mundo, alguns da elite mundial, para disputar esta competição, onde se incluíram campões olímpicos e mundiais.

- PUB -

Este evento, organizado pela Federação Portuguesa de Natação em parceria com a autarquia sadina, trouxe ao Rio Sado uma competição para cerca de três centenas de nadadores, com diferentes graus de dificuldade, onde se incluíram distâncias de 200, 600 e dois mil metros.

Na prova principal do evento de participação de massas, com a distância de dois mil metros, a vitória foi para Gustavo Marques, do Clube União 1919, que terminou o circuito aquático destacado na liderança, com a marca de 24m17s. No segundo posto ficou Tiago Trombinha, da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Colégio Integrado Monte Maior, com o tempo de 25m08s, fi cando Diogo Nunes, do Clube de Natação Colégio Efanor, no terceiro lugar do pódio, com 25m14s.

Quanto à prova feminina, o triunfo foi para Joana Rodrigues, do Condeixa Aqua Clube, com um registo de 26m39s, seguida, em segundo, de Maria Armas, do Vikings Sport Club, com o tempo de 26m52s, e, em terceiro, de Bruna Riesenberger, do Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, com 27m12s.

- PUB -

Pedro Pina, vereador do Desporto na câmara sadina, destacou a forte adesão às provas populares de natação em águas abertas. “Considerando que temos os melhores a competir em Setúbal na Taça do Mundo, faz todo o sentido ter esteevento de promoção da natação em águas abertas, o qual registou uma grande adesão, sobretudo na prova dos dois quilómetros”, enalteceu. O autarca ressalvou ainda que este evento faz parte do enquadramento da estratégia municipal relativamente à “valorização das condições excepcionais que o rio proporciona para a prática das actividades náuticas e, em particular, da natação das águas abertas”, rematou.

Italiano e francesa conquistam terceira etapa

A prova masculina da maratona aquática de dez quilómetros foi dominada pelos italianos Andrea Manzi, que terminou a prova no primeiro lugar com o tempo de 01h52m37s, e Marcelo Guidi, em segundo, que completou as cinco voltas do circuito náutico em 01h52m42s. O italiano Andrea Manzi, que conquistou pela segunda vez uma medalha em Setúbal, mostrou-se satisfeito pela prestação e considerou a prova como “fantástica”, confessando que a água fria do Sado não foi um factor prejudicial. “A temperatura não é problema porque me adapto muito bem”.

- PUB -

No terceiro posto fi cou o húngaro David Betlehem, que terminou em terceiro, com o tempo de 01h53m12s, e Kristof Rasovszky, também representante da Hungria e um dos grandes favoritos à vitoria, ao completar a etapa em 01h53m18s, não foi além do quarto lugar. Na prova feminina, a vitória foi decidida num sprint emocionante, com a francesa Caroline Jouisse, em 02h01m12s, a superiorizar-se à italiana Ariana Bridi, em segundo, com apenas mais um segundo, em 02h01m13s, o mesmo tempo alcançado pela favorita neerlandesa Sharon Van Rouwendaal.

“Setúbal tem uma excelente capacidade de organização”

André Martins, presidente da câmara, marcou presença no evento e destacou o contributo para a promoção turística do concelho alcançado nesta etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas.

O edil considerou que Setúbal é um local privilegiado para a realização desta prova internacional. “Temos o Rio Sado e esta baía, uma das mais belas do mundo, protegidos pela Serra da Arrábida, que proporcionam condições excepcionais para a natação das águas abertas”, afi rmou.

O autarca enaltece que a autarquia tem demonstrado “uma excelente capacidade de organização” e destacou que este é um evento “que contribui, decisivamente, para a promoção de Setúbal e das actividades náuticas, com condições ímpares para a sua prática”. O circuito de 2023 arrancou no Egipto, prosseguiu em Itália e realizou-se agora em Portugal. A competição continua em França, em Agosto, culminando em Israel, em Dezembro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -