26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Município coloca Quinta da Parvoíce e Bela Vista nas prioridades da habitação

Município coloca Quinta da Parvoíce e Bela Vista nas prioridades da habitação

Município coloca Quinta da Parvoíce e Bela Vista nas prioridades da habitação

Presidente da Câmara revela que a autarquia vai requalificar locais de apoio a sem-abrigo e vítimas de violência doméstica

 

O concelho de Setúbal lidera no valor das candidaturas aprovadas para a península sadina no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a habitação. Após estes dados terem sido avançados, por O SETUBALENSE, André Martins, presidente da Câmara Municipal, esclareceu qual o principal destino destes valores, que representam 67 milhões de euros, apenas em projectos já aprovados. A O SETUBALENSE, o autarca sadino revelou que os fogos já aprovados, no valor de 67 milhões de euros, destinam-se principalmente à Quinta da Parvoíce e ao bairro da Bela Vista. O edil esclareceu que esta será provavelmente uma das obras de nova construção, que “vai avançar mais rapidamente”. “Há uma parte, da construção nova, que é da responsabilidade do município e uma outra parte, que é da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Essas serão as primeiras construções novas que irão acontecer, junto à estrada da Graça”, relatou.

- PUB -

Relativamente ao bairro da Bela Vista, o autarca explicou que este será também alvo do PPR, destinado à habitação em Setúbal. “Temos na Bela vista, terrenos do plano Integrado de Setúbal, que são terrenos do IHRU. É aí que a câmara municipal irá construir estas casas, e que também o IHRU irá construir nesses terrenos, que são propriedade deles [IHRU]”.

Sobre as candidaturas para Alojamento Urgente e Temporário (AUT), que representam 80 alojamentos para reabilitação e que ainda se encontram em análise, a Câmara Municipal espera que estas também sejam aprovadas. Com um fi nanciamento superior a dois milhões de euros, André Martins explicou que estas construções são no âmbito da estratégia que a autarquia disponibilizou, esclarecendo que algumas construções precisam de ser requalifi cadas na cidade. O autarca revelou que estes novos alojamentos temporários se destinam a pessoas vítimas de violência doméstica.

O edil sadino apontou ainda para uma outra construção que vai surgir no centro da cidade, que se destina ao alojamento de sem-abrigo. “São processos que estão a decorrer também com o envolvimento de outras entidades. Os projectos estão a ser desenvolvidos e esperamos também que consigamos apresentar as candidaturas a tempo de poder construir no tempo que está delimitado até 2026”, revelou. André Martins deixou ainda uma palavra de apreço aos envolvidos no desenvolvimento destes projectos.

- PUB -

“Queria salientar o empenhamento dos trabalhadores da câmara que estão envolvidos nestes processos e também agradecer às populações que, enquanto as suas habitações estão neste processo de obras, se têm de sujeitar naturalmente a viver com o efeito das mesmas”.

Financiamento pode superar os 70 milhões de euros

Segundo dados a que O SETUBALENSE teve acesso, o município sadino tem mais de 850 fogos para reabilitação aprovados, no âmbito do PRR para a habitação, com o financiamento europeu previsto a superar os 70 milhões de euros. Se somarmos as candidaturas por aprovar, que estão em análise, Setúbal vai ultrapassar os 70 milhões – faltam aprovar duas, no valor aproximado de três milhões – enquanto, na península, o total do financiamento europeu, se todas as candidaturas de todos os municípios receberam luz verde, será de 107 milhões de euros. Setúbal submeteu ao PRR seis candidaturas, sendo quatro para habitação e duas para Alojamento Urgente e Temporário. As soluções para habitação já foram aprovadas, sendo que nestas se incluem 826 fogos para reabilitação, com um financiamento superior aos 67 milhões de euros. Relativamente às candidaturas para AUT, são 80 alojamentos para reabilitação, que ainda se encontram em análise, com um financiamento superior a dois milhões de euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -