No espaço estavam oito idosos, sendo que os militares afastaram indícios de que os idosos fossem alvo de maus-tratos ou negligência
A Segurança Social encerrou um lar que funcionava sem licenciamento numa moradia no Vale Ana Gomes, em Setúbal. O fecho do espaço veio a ocorrer após a visita da GNR ao local. Os militares foram alertados pela proprietária da moradia de que funcionava ali um lar ilegal, sem o seu conhecimento.
A denúncia foi feita no passado dia 4 de Maio no Posto de Setúbal da GNR. A proprietária da moradia tinha arrendado a casa há cerca de meio ano e veio agora a verificar que no espaço funcionava um lar ilegal, sem o seu conhecimento ou autorização.
A GNR deslocou-se ao espaço para apurar a veracidade da denúncia e verificou que, de facto, funcionava no espaço um lar ilegal, onde estavam oito idosos.
Ainda assim, os militares afastaram indícios de que os idosos fossem alvo de maus-tratos ou negligência por quem explorava o lar ilegal. Trata-se de uma mulher, com o seu filho e a sua irmã.
A GNR realizou um auto de notícia e deu conhecimento ao Ministério Público, bem como à Segurança Social, organismo que veio agora a encerrar o espaço.
De acordo com o Instituto da Segurança Social, a proprietária do lar ilegal tem de encontrar soluções para os utentes, em articulação com as famílias destes.
“Na sequência de denúncia, a situação em apreço foi alvo de uma acção de fiscalização por parte da Segurança Social, tendo sido constatada a ilegalidade do equipamento. O equipamento vai ser encerrado, tendo a proprietária de encontrar soluções para todas as pessoas, em articulação com as suas famílias”, informa o Instituto de Segurança Social.