26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Realizadora de Azeitão vence com documentário sobre Cesária Évora

Realizadora de Azeitão vence com documentário sobre Cesária Évora

Realizadora de Azeitão vence com documentário sobre Cesária Évora

Documentário apresenta “imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos de familiares, amigos de infância e músicos que trabalharam com Cesária Évora”

 

A realizadora Ana Sofia Fonseca, de Azeitão, destacou-se na 12.ª edição dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, ao vencer na categoria de “Melhor Documentário em Longa-Metragem” com a obra “Cesária Évora”.

- PUB -

A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se este domingo, no Casino Estoril, sendo que nesta edição dos Prémios Sophia, o documentário de Ana Sofia Fonseca “estava nomeado juntamente com os filmes “Entre Ilhas”, de Amaya Sumpsi, “Objectos de Luz”, de Acácio de Almeida e Marie Carré, e “Um Corpo que Dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005”, de Marco Martins”.

A obra cinematográfica da azeitonense “proporciona ao público um novo olhar sobre a vida e obra da cantora cabo-verdiana, um dos nomes maiores da world music, que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, superou todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

O documentário apresenta “imagens de arquivo inéditas e testemunhos únicos de familiares, amigos de infância e músicos que trabalharam com Cesária Évora”, além de revelar “aspectos pessoais e profissionais da “Diva dos Pés Descalços”, da humanidade e vontade de ajudar os outros, aos problemas de depressão e bipolaridade”.

- PUB -

Realizado em 2022 entre Portugal, França e Cabo Verde, o trabalho de Ana Sofia Fonseca já havia conquistado, em Maio, “o Prémio Público no Festival Indie Lisboa e arrebatado uma menção especial na 62.ª edição do Festival de Cinema de Cracóvia, Polónia”.

A realizadora de Vila Nogueira de Azeitão “viu o documentário “Cesária Évora”, dedicado à artista cabo-verdiana falecida a 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, estrear-se mundialmente no festival norte-americano South by Southwest”.

Segundo a autarquia, “na corrida aos Prémios Sophia esteve também a obra do realizador setubalense António Aleixo “Quis Saber Quem Sou”, neste caso na categoria de ‘Melhor Documentário em Curta-Metragem’”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -