26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Junta de Alhos Vedros já investiu cerca de 60 mil euros em equipamentos urbanos

Junta de Alhos Vedros já investiu cerca de 60 mil euros em equipamentos urbanos

Junta de Alhos Vedros já investiu cerca de 60 mil euros em equipamentos urbanos

|

Requalificação e reabilitação têm sido palavras de ordem para Artur Varandas que diz que o bem-estar dos munícipes é prioridade

 

A Junta de Freguesia de Alhos Vedros, na Moita, já investiu cerca de 60 mil euros em empreitadas no âmbito da melhoria e aquisição de novos equipamentos urbanos. O montante corresponde ao valor total desde o início do mandato – que iniciou em 2021.

- PUB -

Novos abrigos de passageiros, pinturas de edifícios, requalificação de espaços verdes e intervenção em parques infantis são alguns dos projectos que têm vindo a ser realizados pela autarquia dirigida por Artur Varandas que disse a O SETUBALENSE que, além de referir as empreitadas terminadas, revelou que as intervenções não ficam por aqui.

“Substituímos há cerca de um mês todas as votações das hortas biológicas no interior das escolas, fizemos um investimento de cerca de mil euros em redes para as hortas e fizemos uma pintura que também já foi concluída. A pintura do edifício da Escola Básica da Barra Cheia, pintámos integralmente nos dois edifícios que lá estão, e instalámos dois abrigos de passageiros, sendo que vamos adquirir mais dois até ao final do ano. Este ano queremos instalar quatro, dois já estão. Colocámos outro abrigo de na  Rua Gonçalo Anes da Costa, que também é uma zona de prédios em que era”.

Em Abril a junta de freguesia viu aprovadas as contas de 2022 consideradas como o “maior resultado líquido financeiro de sempre” resultado que o autarca espera exceder já em 2023 com “mais 84 mil euros anuais da câmara e mais cerca de 20 mil euros do fundo de financiamento das freguesias” que vai fazer com que o orçamento consiga crescer em pelo menos 100 mil euros. “Este ano queremos novamente apresentar as melhores contas de sempre em todos os aspectos – resultado líquido, investimentos, apoio ao movimento associativo, reforço dos investimentos nas nossas capacidades operacionais. Este ano queremos fazer novamente um ano excelente que é a isso que nos propomos, o trabalho que nós temos aqui é mesmo esse”, perspectiva Artur Varandas.

- PUB -

Destaque também para o projecto de intervenção na zona ribeirinha de Alhos Vedros que está a ser negociada com o Porto de Lisboa no sentido de trazer à população um novo espaço de lazer.

“Vai ser um projecto 100% da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, que nós já pedimos autorização à capitania do Porto de Lisboa, que vai ser junto ao Rio Tejo, na zona ribeirinha do esteiro de Alhos Vedros, em que se vai colocar lá uns bancos e mesas para famílias, tipo um parque de merendas”, detalha o presidente da autarquia.

Questionado sobre o assunto da descentralização de competências para as juntas de freguesia o presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros diz ser a favor por considerar que “as populações ganham com os serviços de proximidade”, mas sublinha a necessidade de as autarquias terem recursos para assumirem essas mesmas competências.

- PUB -

“Com as competências tem de haver um pacote de recursos financeiros adequados para nós as executarmos, e eu sou a favor da descentralização e de mais competências, mas sempre com os recursos adequados, os recursos financeiros, senão também não faz sentido”.

A prioridade é, explica Artur Varandas, trabalhar em prol dos munícipes e destaca a empreitada da zona das Arroteias como uma das mais importantes no desenvolvimento desse mesmo trabalho.

“Nós trabalhamos para a população e naturalmente tudo o que vier a beneficiar ou melhorar ou requalificar espaços públicos e utilidade pública é sempre para beneficiar a população. Mas eu penso que este pequeno espaço nas Arroteias foi muito importante, não acontecia nada ali naquele bairro, da parte da junta ou da câmara, já há muitos anos e nós conseguimos ali identificar um local onde podemos fazer ali algumas melhorias”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -