Um concerto com direcção musical de Marcelo Nisinman em co-apresentação com o Festival dos Capuchos
O Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), no centro de Almada, recebe a 3 de Junho, sábado, pelas 21h00, as quatro estações de Piazzola. Um concerto com direcção musical de Marcelo Nisinman em co-apresentação com o Festival dos Capuchos.
No mesmo dia, às 18h00, no foyer do TMJB, haverá uma Conversa pré-concerto com João Almeida e Ana Karina Rossi.
“As ‘Cuatro estaciones porteñas’, uma das obras mais representativas do nuevo tango, e que retrata a cidade de Buenos Aires. A composição destas peças acompanhou a da criação da ópera-tango María de Buenos Aires, pelo que se pode constatar que, enquanto María é um retrato íntimo e descritivo da cidade, Cuatro estaciones são um retrato exterior da urbe da capital argentina, moldado pela passagem das estações”, lê-se na sinopse desta obra.
Marcelo Nisinman foi discípulo do próprio Piazzolla, que o declarou o “futuro do bandoneón”. Nisinman é considerado um dos maiores nomes do tango actual – com vários álbuns gravados e colaborações com alguns dos melhores músicos e orquestras mundiais. O programa do concerto inclui ainda algumas composições de Nisinman, que continuam a veia de inovação do tango empreendida por Piazzolla.
A confirmação do talento da cantora Ana Karina Rossi veio com a colaboração artística de dez anos com o poeta Horacio Ferrer, que escreveu o libreto de María de Buenos Aires e as letras das famosas canções de Piazzolla que fazem parte deste concerto, como Balada para mi muerte, Chiquilín de Bachín e Balada para un loco – esta última considerada uma das 100 melhores canções latino-americanas da História.
Astor Piazzolla é uma figura central da música argentina do século XX, pelo modo como revolucionou a tradição do tango, agregando ao idioma tradicional tanguero influências da música clássica/erudita e do jazz.