Evento que juntou na cidade sadina seis grupos começou com sessão de boas-vindas e prosseguiu com desfile pelas ruas da baixa
A cidade recebeu o XVI Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal, em edição que “começou com uma sessão de boas-vindas da Câmara Municipal”, à qual se seguiu um “desfile pelas ruas da baixa, e terminou com um concerto na Praça de Bocage”.
No evento, organizado este sábado pela autarquia sadina, participaram os grupos setubalenses Os Amigos do Independente e Os Amigos dos Sadinos, assim como os grupos corais Alentejano da Amadora, Cantadeiras de Essência Alentejana, de Almada, Cantadores de Nossa Senhora das Neves, de Beja, e 1.º de Maio, Palmela.
O vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, que esteve presente no encontro, aproveitou a ocasião para “saudar o evento e assinalar a presença alentejana na cidade”.
“Esta é uma grande manifestação de homenagem aos homens e mulheres que vieram até à cidade do Sado, que aqui fizeram as suas vidas, que aqui ficaram, para fazer de Setúbal uma cidade melhor. É com grande carinho e com grande fraternidade que recebemos estes coros”, frisou o autarca, citado em comunicado do município.
Organizado em parceria com o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”, o evento arrancou com “uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, conduzida pelo vereador Pedro Pina, que sublinhou a importância do cante alentejano”.
“Depois da recepção, que incluiu troca de lembranças, seguiu-se um desfile pelas ruas da baixa”, sendo que o encontro “teve como ponto alto um concerto na Praça de Bocage ao final da manhã”.
“O Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal enquadra-se num conjunto de actividades desenvolvidas ou apoiadas pelo município de promoção do cante alentejano, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2014”.