O mestre da guitarra portuguesa convidou para o concerto Marta Pereira da Costa, a única mulher a tocar guitarra portuguesa
António Chainho, o grande mestre da guitarra portuguesa, vai estar amanhã, dia 5 de Maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, para um concerto integrado no Festival Soam as Guitarras. Para esta apresentação na cidade sadina, António Chainho convidou Marta Pereira da Costa, a única mulher a tocar – profissionalmente – guitarra portuguesa no fado e que conta já com uma carreira de enorme prestígio.
Aos 85 anos de idade, António Chainho assume uma carreira gigantesca, através da qual viaja musicalmente no seu mais recente trabalho, intitulado “O Abraço da Guitarra”.
Músicos como José Manuel Neto, Marco Oliveira, Pedro Jóia ou Carlos Manuel Proença integram o leque de convidados. António Chainho nasceu em Santiago do Cacém e aos oito anos já tocava guitarra. Acompanhou os maiores nomes do fado, logo nos anos 60, como Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, António Mourão, Frei Hermano da Câmara e Hermínia Silva.
Percorreu o mundo e partilha palcos internacionais com nomes como Paco de Lucia ou John Williams e acompanhou grandes nomes do Brasil como Gal Costa, Fafá de Belém ou Elba Ramalho, Maria Bethania, Adriana Calcanhoto, o tenor espanhol José Carrera e a cantora canadiana K. D. Lang.
Entretanto, em 1998, grava um disco importante – “A guitarra e outras mulheres” –, que inclui nomes como Teresa Salgueiro, Marta Dias e Elba Ramalho, além de um leque de importantes músicos americanos, como Bruce Swedien, Greg Cohen e Peter Scherer.
António Chainho gravou ainda com a Orquestra Sinfónica de Londres e participou em álbuns de Rão Kyao, José Cid, Carlos do Carmo, José Afonso, Adriana Calcanhoto e Blasted Mechanism.
Em 2015, quando comemorou 50 anos de carreira, António Chainho gravou o álbum “Cumplicidades”, para o qual convidou outros grandes nomes da música portuguesa, como Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau, Fernando Ribeiro, Sara Tavares, Paulo Flores e a brasileira Vanessa da Mata.
Há um ano foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. É um nome ímpar na história da música em Portugal, que vai passar pelo Fórum Luísa Todi, num concerto imperdível. Os bilhetes têm um custo de 15 euros e o concerto tem início às 21h30.
Opinião Musical