28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoCantemos Abril à janela

Cantemos Abril à janela

A rua é um dos símbolos maiores do 25 de Abril. A 25 de Abril de 1974, o povo saiu à rua para festejar a conquista da Liberdade, depois de décadas de ditadura e opressão. Desde então, é na rua que nos juntamos todos os anos para festejar Abril.

- PUB -

Desta vez, no entanto, uma pandemia mundial inesperada remete-nos para nossas casas e para um isolamento social que nos impede de sair à rua para comemorar uma das datas mais importantes da nossa história, e aquela que simboliza a maior das conquistas: a Liberdade.

Este distanciamento social limita as comemorações tal como as conhecemos, mas não nos limita a criatividade e, portanto, tal como a grande maioria das autarquias locais, procurámos uma forma de assinalar a Revolução dos Cravos com a dignidade que merece, ou não fosse o Poder Local uma das maiores conquistas de Abril.

À distância, rodeámo-nos de artistas do concelho e desafiámo-los a cantar temas da revolução na noite de 24 para 25. As respostas foram todas afirmativas e o resultado final superou as melhores expectativas que pudéssemos ter, confirmando que, mesmo nos momentos mais difíceis, e com movimentos limitados, quando nos unimos em torno de um objectivo comum, conseguimos fazer coisas fantásticas.

- PUB -

O “espectáculo”, a que chamámos Eu Canto Abril da Minha Janela vai poder ser visto nas redes sociais e sites da autarquia na noite de 24 para 25, e ficará em arquivo depois desta data. No dia 25, teremos mais músicas, mais actividades e juntar-nos-emos ao movimento que cresce por todo o país para entoar a Grândola Vila Morena à janela!

Vivemos um tempo difícil, é certo, que poucos imaginariam poder vir a acontecer. No meio deste combate contra um vírus que alterou por completo as nossas vidas, o 25 de Abril vai ser, mais uma vez, um momento de esperança e de união entre todos os portugueses.

25 de Abril Sempre!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -