Acção realizada no serviço de Otorrinolaringologia tem como objectivo detectar atempadamente problemas de voz
O Hospital da Luz Setúbal prepara-se para realizar rastreios gratuitos de voz no próximo dia 26 de Abril, entre as 09 e as 13 horas, no serviço de Otorrinolaringologia, em iniciativa promovida no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, assinalado a 16 de Abril.
A participação nos rastreios de voz requer marcação prévia, que deve ser efectuada através da aplicação MYLUZ, uma vez que “o número de vagas é limitado”.
Para agendar o rastreio, os interessados têm de completar alguns passos, nomeadamente “marcar ‘consulta’, seleccionar a ‘unidade (Hospital da Luz Setúbal)’, escolher a especialidade ‘Otorrinolaringologia’ e depois ‘rastreio de voz’, seleccionar ‘todos os médicos’, manter a opção ‘sem acordo’ (em acordos e outros regimes) e clicar em ‘continuar’ e escolher o ‘dia e hora’”, explica o Hospital da Luz Setúbal em comunicado.
Os rastreios, “feitos por meio de observação médica, têm por objectivo a detecção atempada de patologias laríngeas, a identificação de hábitos de mau uso e de abuso vocal, além da divulgação de orientações sobre os cuidados a ter com a voz”.
A unidade hospital pede para que “não se hesite em fazer este rastreio” caso se tenham alguns sintomas, como “fadiga vocal, rouquidão progressiva e prolongada (superior a duas semanas), dor e sensação de corpo estranho na garganta e tosse crónica ou pigarreio constante”.