27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCovid-19: Badoca Safari Park em Santiago do Cacém corre o risco de...

Covid-19: Badoca Safari Park em Santiago do Cacém corre o risco de não sobreviver

O Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, corre o risco de não sobreviver aos prejuízos causados pelo encerramento ao público, devido à pandemia de Covid-19, disse hoje à agência Lusa o sócio-gerente.

- PUB -

“Os prejuízos são enormes, porque estive quatro meses fechado e os meses mais fortes começam em Março. Todos os anos recebemos entre 15 a 20 mil crianças das escolas, a quinzena da Páscoa, talvez a melhor altura, também foi perdida e não sabemos quando isto vai passar”, afirmou Francisco Simões de Almeida, sócio-gerente do parque temático.

De acordo com o responsável do Badoca Safari Park, que se preparava para abrir a nova temporada, em Março, quando surgiu a pandemia, os animais, alguns de espécies ameaçadas, “com dietas muito específicas” e “cuidados bastante grandes”, obrigam à permanência diária de uma equipa de tratadores.

“Não podemos largar as rações e os alimentos no parque, irmos todos para casa e regressarmos passados dois, três ou quatro meses, não sei quando esta pandemia vai acabar”, alertou o responsável do parque, que recebe cerca de 120 mil visitantes por ano.

- PUB -

Segundo o sócio-gerente, a prioridade vai para o bem-estar dos mais de 400 animais exóticos, “integrados em programas de preservação e conservação”.

“Considero que, mesmo vendo alguma luz ao fundo do túnel em Junho ou Julho, o ano foi perdido, porque com as receitas que possa gerar em Julho e Agosto dificilmente conseguirei manter-me depois, com toda a época em que estamos encerrados e uma reabertura em Março de 2021”, previu.

Além dos animais, que habitam os cerca de 90 hectares do parque alentejano, as preocupações do sócio-gerente recaem igualmente nos trabalhadores, cuja maioria entrou em ‘lay-off’.

- PUB -

“Temos uma equipa permanente de 26 pessoas, entre veterinários, biólogos, zootécnicos, empregados qualificados para tomar conta dos animais, e o resto da estrutura comercial, de manutenção e de segurança. Tenho praticamente 95% da equipa em ‘lay-off’ e garanto os serviços mínimos para o tratamento diário dos animais”, referiu.

O empresário do parque de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, juntou-se “num grito de alerta” a outros parques nacionais, que “atravessam dificuldades semelhantes”, e, através da Associação Ibérica de Zoos e Aquários, enviou uma carta ao Governo para tentar resolver o problema.

“Estamos muito unidos nesta causa, porque temos todos os mesmos problemas em termos de parques zoológicos, uns com mais apoios, outros com mais pulmão e mais meios, e por isso manifesto a minha preocupação na tentativa de arranjar uma solução atempada”, afirmou.

Para fazer face “aos milhares de euros de prejuízos”, o parque alentejano lançou a campanha “O Badoca Precisa de Si”, nas redes sociais, a apelar à solidariedade dos “amigos” na alimentação dos animais e na remuneração dos trabalhadores.

“Quanto mais depressa tomarmos medidas mais depressa conseguiremos resultados e quem quiser pode contribuir com alimentos ou através da conta bancária que disponibilizamos para ajudar os animais e as pessoas que aqui trabalham”, sublinhou.

Criado em 1999, o Badoca Safari Park é um parque natural com uma área de 90 hectares, localizado no litoral alentejano, que assumiu como objetivo “a conservação e preservação das espécies”, bem como a contribuição para “a sensibilização ambiental”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -