“É bom ver o meu nome num equipamento desportivo na cidade que me viu nascer enquanto cidadão e atleta, e onde vivo e trabalho”
“Enorme satisfação pelo reconhecimento que recebi”, descreve Alberto Chaíça, que acabou de ver o seu nome atribuído à Pista de Atletismo da Sobreda, depois da requalificação deste equipamento. Uma homenagem da Câmara de Almada ao atleta olímpico almadense.
“Foram 30 anos de carreira. É bom ver o meu nome num equipamento desportivo na cidade que me viu nascer enquanto cidadão e atleta, e onde vivo e trabalho”, acrescenta Alberto Chaíça.
O atleta olímpico deixou ainda uma palavra especial de agradecimento ao treinador, Américo Brito, à família, às colectividades do concelho e ao executivo municipal pela homenagem feita em vida.
No descerramento da placa que assinala a homenagem, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, afirmou que “não é um gesto pequeno dar o nome de um atleta almadense à pista de atletismo do concelho. É um gesto que fazemos com a consciência do que ele representa”, ao que acrescentou: “Fazemo-lo por agradecimento e reconhecimento do seu valor. De reconhecimento pelo muito que fez enquanto atleta”.
Por sua vez o vereador Filipe Pacheco, responsável pelo pelouro do Desporto, justificou que a decisão de dar o nome Alberto Chaíça à Pista de Atletismo significa também a perspectiva de “Olhar para o passado e projectar o futuro”.
Trata-se de “projectar o futuro numa dimensão em que todas as crianças, todos os atletas que venham a esta pista consigam olhar para o Alberto, para o nome que aqui está e conhecer o seu exemplo de superação, aquele que foi o seu percurso e nele projectar aquele que pode vir a ser o seu”, disse ainda o vereador.
Alberto Chaíça especializou-se em provas de fundo e meio-fundo. Destacou-se pelos resultados em maratonas, entre os quais o oitavo lugar na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara de Almada. Apadrinhou, em 2022, a corrida de São Silvestre, em Almada.