Em apenas dois anos concretizou-se uma velha aspiração da população da Carrasqueira, com especial impacto no núcleo piscatório desta aldeia do concelho de Alcácer do Sal: inaugurou-se na passada semana o novo posto de vendagem da Docapesca, provando à evidência e contrariando alguns arautos da desgraça, que, com o PS, palavra dada é palavra honrada, porque as promessas, grande ou pequenas, são para cumprir.
As instalações da Docapesca Portos e Lotas S. A. na Carrasqueira eram antigas, encontravam-se degradadas e há muito desadequadas das necessidades dos utilizadores e das atuais exigências de qualidade e segurança alimentares. Disso mesmo dei conta à secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, em janeiro de 2021, sensibilizando-a para a urgência de criar um novo e melhor espaço.
Três meses depois, em visita ao local pedida pelos deputados do PS eleitos pelo distrito de Setúbal, Sérgio Faias, presidente daquela empresa estatal anuncia que o projeto para um novo posto de vendagem está já em fase de elaboração, lançando-se concurso público para a construção no início desse verão.
Acompanhei de perto todas as etapas deste projeto em que me envolvi pessoalmente. É certo que nem tudo correu como esperado ou dentro do apertado calendário originalmente traçado, mas também não é de negligenciar que o processo se iniciou em plena pandemia, à qual se seguiu a guerra na Ucrânia, com todas as incertezas associadas a estas duas conjunturas.
Acresce que o edifício foi construído numa zona especialmente sensível do ponto de vista ambiental e paisagístico, em terreno pertencente à Herdade da Comporta, muito próximo do cais palafítico da Carrasqueira – uma das zonas da nossa região que recebe mais visitas de turistas – junto à Reserva Natural do Estuário do Sado e onde só são permitidas estruturas amovíveis e com acabamentos de diminuto impacto visual.
Ainda assim, com todos estes desafios superados, aí estão as instalações que vão proporcionar as melhores condições aos seus utilizadores, servindo um universo de 40 embarcações de pesca, das quais depende um elevado número de famílias da Carrasqueira.
Esta nova realidade, aliás, poderá ser determinante para a obtenção do Número de Controlo Veterinário para o pescado ali transacionado, o que permitirá a sua valorização, já que incentivará um reforço de confiança aos agentes que ali adquirem peixe e marisco.
O investimento total na obra ficou em 400 mil euros, dispondo a mesma de receção, área de pesagem e venda do pescado, zona de higienização das caixas, câmara frigorífica e unidade de produção de gelo, para além de uma dependência administrativa, balneário e sanitários.
Superadas todas as contrariedades e até campanhas de desinformação que mais não pretendiam que enganar as populações e desprestigiar o trabalho desenvolvido, imagine-se, pois, a alegria e o orgulho com que participei na inauguração daquele espaço.
Todo o processo agora concluído com sucesso mostra a importância da atividade atenta e persistente dos deputados e de como esta pode ser decisiva para influenciar o progresso das regiões que os elegeram.
É também exemplo da capacidade de execução e empenho do governo socialista na melhoria da qualidade de vida das populações e na aposta da economia do mar, tão cara ao nosso povo.
No caso em particular, como natural do concelho de Alcácer do Sal, tenho especial regozijo por poder assim, com o meu trabalho na Assembleia da República, contribuir ativamente para o seu desenvolvimento.