Intervenção representa investimento de 250 mil euros e contempla criação de zona de lazer
O espaço público no arruamento que serve de acesso ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), situado entre a Rua Tomás Ribeiro e a linha de caminho de ferro, em Praias do Sado, vai ser requalificado este ano pela Câmara de Setúbal e pela Junta de Freguesia do Sado.
O projecto, que resulta de uma parceria entre as duas autarquias, “materializa um investimento global de perto de 250 mil euros numa área de intervenção de 5 600 metros quadrados, vai ser apresentado em breve”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.
A informação surge na sequência de uma visita do presidente da edilidade “ao espaço público em Praias do Sado que vai ser alvo de uma obra”, durante a qual André Martins “enalteceu os resultados do trabalho de parceria realizado com as freguesias”.
“A experiência que temos ao longo destes vinte anos demonstra que esta é a melhor forma de servirmos as populações e os territórios. Por isso, continuamos a apostar na descentralização de competências e nos protocolos de colaboração com as juntas de freguesia”, frisou o autarca, citado na mesma nota.
Para o edil, este trabalho conjunto é “fundamental para qualificar cada vez mais a vida das populações e o seu bem-estar”, dando como exemplo a obra de requalificação do arruamento que serve de acesso ao Instituto Politécnico de Setúbal.
Durante a visita, André Martins, que esteve “acompanhado da vice-presidente Carla Guerreiro e dos vereadores Carlos Rabaçal, Rita Carvalho e Pedro Pina”, explicou que o projecto “vai permitir a criação de um parque verde urbano, bem como melhorar as condições de acessibilidade” à instituição.
Já a presidente da Junta de Freguesia do Sado explicou tratar-se de uma intervenção “há muito tempo esperada pela população” e que contempla a criação de “uma zona de lazer, com condições para a prática de exercício físico, com um churrasco e um espaço para a realização de eventos”.
Sobre o projecto, Marlene Caetano disse que o mesmo “será apresentado em breve à população”. Além disso, referiu que a obra “no espaço de ligação entre a Rua Tomás Ribeiro e o Instituto Politécnico de Setúbal “é a prioridade em 2023”.
De acordo com o município, “em 2023 a descentralização de competências implica a transferência de um total de 8,9 milhões de euros da Câmara Municipal para as cinco juntas de freguesia. Tal “representa mais 2 milhões, 338 mil e 517,35 euros do que em 2022, ou seja, um aumento superior a 35%”, sublinhou André Martins.
“Do valor total, 8,1 milhões de euros referem-se à transferência de competências e 807 mil euros à delegação de competências, estas resultantes de protocolos e contratos interadministrativos”.