A ARCOLSA pretende afirmar o certame como um eco evento e existirá, para o consumo de bebidas, um copo reutilizável
A freguesia de Quinta do Anjo recebe, de 31 de Março a 2 de Abril, a 27º edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, com um programa recheado e idealizado pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, para toda a família.
O evento pretende dar a conhecer a vasta oferta de produtos regionais, com o recorde de visitas a acontecer no passado ano de 2022, onde cerca de 18 mil pessoas visitaram o recinto do certame, em S. Gonçalo, Cabanas.
Vão estar expostos 39 stands, entre os quais quinze de vinhos da Península de Setúbal, nove queijarias, duas panificadoras e treze de doçaria ou mel, entre outros, que podem ser adquiridos directamente do produtor.
A programação conta com diversos momentos ligados ao mundo rural, entre as quais a Corrida de Ovelhas 100% Saloias, actividades de tosquia e equestres, passeios e trails, mas também espectáculos de música, com Jorge Nice a subir ao palco no dia da inauguração, a 31 de Março.
A organização do festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. Na sessão da apresentação, que decorreu na passada quarta-feira, o presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, disse a O SETUBELANSE que “o grande objectivo deste festival é a apresentação dos produtos da região, mas o grande desafio é mantê-lo no espírito familiar”, para além de querer continuar a apostar-se em toda a essência “rural”.
Já o presidente do Município de Palmela, Álvaro Amaro, revelou que a importância do certame está relacionada com a “marca territorial”, mas sobretudo com a promoção “dos produtos de excelência que existem no território”.
Todo o programa, com a vasta oferta “dos restantes concelhos da Árrabida que vão estar presentes, que são Setúbal e Sesimbra”, deixa “expectativa de que este ano se receba ainda mais visitantes”, remata o autarca.
O presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, informou que este ano existiu um reforço do apoio financeiro, frisando a importância da participação e preservação da tradição e do local, em conjunto com a parceria “de todo o movimento associativo”, num programa pensado para todos.
A Câmara Municipal de Palmela vai ainda dispor de um vaivém, com partidas do Largo de S. João, em Palmela, sexta-feira, entre as 20h00 e as 23h30, sábado, das 16h00 às 23h00, e domingo, das 14h00 às 21h00.
Novidade este ano é a disponibilização de um copo reutilizável do festival, adquirido à entrada juntamente com a pulseira. O objectivo é afirmar cada vez mais o certame como um eco evento. As pulseiras têm o valor simbólico de 2€ para um dia com oferta do copo e o mesmo valor para os três dias, mas neste caso já sem oferta do copo, que pode ser adquirido por mais 1€.
As pulseiras podem ser compradas previamente, na casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, e na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.