Mostra da autoria de Francisco Manuel Ferreira vai estar patente ao público até 4 de Junho
“Pirogravura – a arte do fogo na madeira” intitula a exposição, da autoria de Francisco Manuel Ferreira, que a partir de hoje e até 4 de Junho próximo vai estar patente ao público no Mercado Municipal do Montijo.
Em comunicado, o município montijense destaca a versatilidade do autor no domínio das artes. “Paralelamente à sua ocupação principal de pintor, a música acompanhou-o durante 12 anos, como músico da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, onde tocou clarinete e saxofone alto. Também as manualidades têm feito parte do seu percurso de vida, sobretudo a pintura e os trabalhos em madeira.
Ainda no ensino secundário teve aulas de pirogravura e desde logo sentiu o jeito e o gosto de trabalhar esse material, de uma forma livre, criativa e original”, revela a autarquia. Esta não é a primeira vez que Francisco Manuel Ferreira expõe as suas criações. “Ao longo dos últimos anos já participou em algumas exposições, com os seus trabalhos de pintura e pirogravura, em que desenvolve vários temas e interpretações, conforme as ideias que tem em mente ou através de encomendas”, lembra a edilidade.
A pirografia, faz ainda notar o município, “é a arte de decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objecto aquecido”. “Pensa-se se que a pirografia foi das primeiras manifestações artísticas, já que a humanidade descobriu o fogo há mais ou menos 10 mil anos. É uma forma de arte primitiva e ancestral”, conclui a autarquia. A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do mercado, de terça-feira a domingo, entre as 7 e as 14 horas.