27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoHino à Saúde. Do subfinanciamento ao devido valor

Hino à Saúde. Do subfinanciamento ao devido valor

A vida tem destas ironias. Em poucas semanas todos percebemos a importância de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) robusto, capaz e eficiente. De repente tornou-se mais evidente que nunca como os recursos, neste sector, têm tradução em vidas humanas e no bem-estar da população. Médicos e equipamentos, em qualidade e quantidade, são vidas.

- PUB -

De súbito, com esta pandemia, o chavão ganhou sentido prático. O SNS passou a sinónimo de exército para a salvação nacional, numa guerra em que, mais do que a soberania, está em causa a sobrevivência.

O subfinanciamento deixou de ser apenas falado para ser sentido. As faltas de profissionais e materiais, que eram só números, transformaram-se em desespero. O défice mais grave, que absorvia toda a preocupação nacional e europeia, já não é o das contas públicas.

Os momentos que vivemos depuram o valor das coisas. Como diz Álvaro Amaro, autarca de Palmela, a Covid-19 remete-nos para a reflexão sobre a valorização dos profissionais e o investimento no SNS.

- PUB -

A homenagem que o município de Palmela faz amanhã a quem trabalha no Serviço Nacional de Saúde não poderia ser mais oportuna. Este ano, quando menos o podemos celebrar, o Dia Mundial da Saúde ganha um significado ímpar, com a utilidade de uma lição.

Que todos nos lembremos das diferenças entre ventiladores e automóveis ou entre produtividade e mortalidade. Que os responsáveis políticos percebam que não nos vamos esquecer disto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -